A inibição precoce de atividades assimilativoacomodativas dá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2248620 Pedagogia
A inibição precoce de atividades assimilativoacomodativas dá lugar à modalidade nos processos representativos cujos extremos pode-se caracterizar como hipoassimilação, hiperassimilação, hipoacomodação e hiperacomodação. O processo em que os esquemas de objeto permanecem empobrecidos, bem como a capacidade de coordená-los, resultando em um déficit lúdico e uma disfunção do papel antecipatório da imaginação criadora, é denominado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Hipoassimilação.

Vamos primeiro entender os conceitos envolvidos na questão. Ela faz referência a termos da teoria de Jean Piaget, que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo. Piaget acreditava que a aprendizagem ocorre por meio de dois processos: assimilação e acomodação. A assimilação é quando integramos novas informações aos esquemas (estruturas mentais) que já possuímos. A acomodação, por outro lado, acontece quando alteramos nossos esquemas existentes para incorporar novas informações que não se encaixam nos esquemas atuais.

Os termos hipoassimilação e hiperassimilação referem-se a desequilíbrios no processo de assimilação. A hipoassimilação é quando há uma deficiência na capacidade de integrar novas informações aos esquemas mentais, enquanto a hiperassimilação é quando há uma tendência a forçar excessivamente novas informações a se encaixarem nos esquemas existentes, ignorando suas peculiaridades.

Da mesma forma, hipoacomodação e hiperacomodação são desequilíbrios no processo de acomodação. A hipoacomodação implica uma insuficiência em modificar os esquemas para acomodar novas informações, e a hiperacomodação é quando os esquemas são modificados excessivamente para se ajustar a novas situações.

Levando em conta a descrição do processo no enunciado da questão, onde os esquemas de objeto permanecem empobrecidos e há uma dificuldade em coordená-los, junto com um déficit lúdico e uma disfunção do papel antecipatório da imaginação criadora, estamos diante de um caso de hipoassimilação. Isso porque a descrição coincide com a incapacidade de assimilar novas informações de maneira eficaz, mantendo os esquemas de objeto pouco desenvolvidos e com dificuldades em se engajar em atividades imaginativas e lúdicas, que requerem uma assimilação saudável e eficiente.

Portanto, a alternativa B - Hipoassimilação está correta, pois reflete o cenário onde a pessoa não consegue assimilar adequadamente novas informações ao seu repertório cognitivo existente, resultando em esquemas mentais empobrecidos e uma capacidade reduzida de brincar e antecipar criativamente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo