A psoríase, uma condição cutânea crônica caracterizada por h...
A psoríase, uma condição cutânea crônica caracterizada por hiperproliferação epidérmica, inflamação e manifestações imunomediadas, representa um desafio significativo na prática clínica contemporânea. É correto afirmar:
I. A predisposição genética é um fator relevante na gênese da psoríase. A herança é poligênica, com risco de cerca de 10 vezes maior para parentes de primeiro grau. Os marcadores identificados até o momento estão associados aos antígenos leucocitários HLA Cw6, B13, Bw57, DR7 e B27.
II. O padrão de herança da psoríase é unigênico. A probabilidade de desenvolver psoríase é menor em familiares de primeiro grau de pacientes com a doença.
III. A psoríase caracteriza-se pelo surgimento de placas eritemato-escamosas, de dimensões variadas, com bordas bem delimitadas e graus variáveis de acúmulo de escamas. As escamas são brancoprateadas, secas e aderidas e deixam pontilhado sanguinolento ao serem removidas.
IV. As lesões na forma de placas (psoríase vulgar) são simétricas e localizam-se preferencialmente nas superfícies extensoras dos joelhos, cotovelos, couro cabeludo e região lombossacra.
A alternativa correta é: