Alguns dos espaços de atuação do psicólogo brasileiro têm s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1717760 Psicologia
Alguns dos espaços de atuação do psicólogo brasileiro têm sido os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que compõem uma rede interligada que se origina da política da reforma psiquiátrica. Considera-se, então, que uma das funções desse dispositivo é a de cuidar dos pacientes de maneira mais humanitária, abordando a saúde e a cidadania como um direito de todos os sujeitos com algum sofrimento (Cunha & Maciel, 2008). Alguns fatores foram importantes para a entrada do psicólogo nos serviços públicos de saúde, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. O contexto das políticas públicas de saúde no final dos anos de 1970 e em toda a década de 1980, particularmente a repercussão no setor de recursos humanos.
II. A diminuição de busca aos consultórios de Psicologia por parte da população, causada por seu empobrecimento, a partir dos anos 80.
III. O movimento da própria categoria com o objetivo de redefinir a função social da Psicologia na sociedade
IV. A difusão da psicanálise e a psicologização da sociedade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para esta questão é: C - I, II, III e IV estão corretas.

Vamos analisar detalhadamente cada uma das afirmativas para entender o contexto e justificar a resposta correta.

I. O contexto das políticas públicas de saúde no final dos anos de 1970 e em toda a década de 1980, particularmente a repercussão no setor de recursos humanos.

Essa afirmativa está correta. No final dos anos 1970 e durante a década de 1980, o Brasil passou por importantes transformações nas políticas públicas de saúde, impulsionadas pelo movimento da reforma psiquiátrica e pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas mudanças visavam humanizar o atendimento, promover a saúde mental e integrar a atenção psicossocial. O setor de recursos humanos também foi impactado, com a inclusão de profissionais como psicólogos para atender às novas demandas.

II. A diminuição de busca aos consultórios de Psicologia por parte da população, causada por seu empobrecimento, a partir dos anos 80.

Essa afirmativa também está correta. Durante a década de 1980, o Brasil enfrentou uma crise econômica significativa, que resultou no empobrecimento de grande parte da população. Isso fez com que muitas pessoas não pudessem arcar com os custos de consultas particulares em psicologia, aumentando a demanda pelos serviços públicos de saúde mental.

III. O movimento da própria categoria com o objetivo de redefinir a função social da Psicologia na sociedade.

Esta afirmativa está correta. Houve um movimento interno da categoria dos psicólogos, especialmente durante e após a década de 1980, para redefinir o papel social da psicologia. Esse movimento buscava uma maior inserção dos psicólogos em serviços públicos e comunitários, promovendo uma visão mais ampla e socialmente comprometida da prática psicológica.

IV. A difusão da psicanálise e a psicologização da sociedade.

Esta afirmativa também está correta. A difusão da psicanálise e outros enfoques psicológicos contribuiu para a "psicologização" da sociedade brasileira, ou seja, para a crescente valorização e incorporação de conceitos e práticas psicológicas no cotidiano das pessoas. Isso impulsionou a demanda por serviços de saúde mental, tanto no âmbito privado quanto no público.

Dessa forma, ao analisar detalhadamente cada afirmativa, podemos ver que todas elas são verdadeiras e relevantes para justificar a presença e a ampliação do papel do psicólogo nos serviços públicos de saúde no Brasil. Por isso, a alternativa correta é a opção C - I, II, III e IV estão corretas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nos últimos 20 anos os psicólogos expandiram significativamente seu campo de atuação na área das políticas sociais, sendo o seu maior empregador o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse quadro resultou das articulações da categoria com os movimentos sociais e o próprio Estado brasileiro, que desde os anos 1980 tem propiciado à profissão o engajamento na agenda política em torno do debate sobre as políticas públicas, especialmente em relação a uma postura mais atuante diante dos problemas e desafios que a sociedade brasileira impõe (Bock, 1999). Foi exatamente por meio das movimentações políticas e sociais da sociedade civil em geral que o País avançou no processo de descentralização das políticas sociais, especialmente na saúde, saúde mental e assistência social, contribuindo, assim, para o movimento de expansão e interiorização dos psicólogos em todo o País, com isso surgem os desafios para a profissão:   I. A manutenção da lógica ambulatorial e o foco no modelo clínico tradicional principal atividade realizada pelos psicólogos nos serviços de saúde, independentemente do tipo de população e da queixa atendida, ou do tipo de serviço e do nível de atenção em que o atendimento é realizado. Como efeito, as práticas dos psicólogos no SUS acabam por se apresentar pouco integradas (e implicadas) com os demais processos de trabalho que acontecem nos serviços, a exemplo da prática do acolhimento, da construção de projetos terapêuticos, da produção do cuidado, da realização de atividades de sala de espera, do atendimento em grupo, das visitas domiciliares, das oficinas terapêuticas, do matriciamento das equipes e das ações de fortalecimento comunitário e do controle social etc.   II. A supervalorização do caráter técnico e especialista – que considera muito pouco o trabalho interdisciplinar e em equipe e menos ainda a necessidade de articulação com as redes de serviços ou bases de apoio comunitário. Ou seja, são práticas com pouca abertura para operar ações compartilhadas de planejamento e gestão do trabalho, seja no interior das equipes e do próprio serviço, seja na esfera da gestão central, bem como o desenvolvimento de ações intersetoriais com outras políticas públicas ou equipamentos sociais voltados para o fortalecimento das fragilidades e potencialidades dos territórios.   III. Um permanente enfrentamento do modo clássico de organização dos processos de trabalho, um desabituar-se do entendimento tradicional e cotidiano sobre o saber técnico que define suas práticas e identidade profissional, habilidade para inserir-se no trabalho em equipe e transitar por conhecimentos interdisciplinares e habilidade para contagiar e conquistar novos parceiros de luta dentro e fora dos serviços, além de disposição para circular nas comunidades e permitir-se encontrar com o cotidiano das pessoas.  

Duplicidade de gabarito, C/D.

Segundo Dimenstein (1998), os seguintes fatores foram decisivos para aumentar a entrada do psicólogo nos serviços públicos de saúde:

a) o contexto das políticas públicas de saúde do final dos anos de 1970 e em toda a década de 1980, particularmente a repercussão no setor de recursos humanos;

b) a diminuição de busca aos consultórios de psicologia por parte da população, causada por seu empobrecimento, a partir dos anos de 1980;

c) o movimento da própria categoria com o objetivo de redefinir a função social da psicologia na sociedade;

d) a difusão da psicanálise e a psicologização da sociedade. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo