De acordo com pesquisas publicadas, o nascimento da ergonomi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2589779 Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com pesquisas publicadas, o nascimento da ergonomia ocorreu em 12 de julho de 1949, quando um grupo de cientistas e pesquisadores se reuniu na Inglaterra para discutir e formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. Na segunda reunião realizada por esse mesmo grupo, ocorrida em 16 de fevereiro de 1950, foi proposto o termo ergonomia, formado pelas palavras gregas “ergon” que significa trabalho e “nomos” que significa regras (MURREL, 1965; IIDA, 2005; MERINO, 2011). Dentre as diversas definições do conceito de ergonomia estabelecidas pelas instituições Ergonomics Society (Inglaterra), Associação Brasileira de Ergonomia (Brasil), International Ergonomics Association (âmbito internacional) e Société d’ergonomie de Langue Française (França), destaca-se que todas visam ressaltar o caráter interdisciplinar e a interação entre o homem e o trabalho no sistema homem-máquina-ambiente (IIDA, 2005; FALZON, 2007).

A ergonomia cognitiva, também conhecida como engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor, armazenamento e recuperação de memória, e como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, trabalho de precisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação entre ser humano, máquinas e computadores, estresse e fadiga.


Considerando que a carga de trabalho afeta diretamente aspectos físicos e mentais do indivíduo e, consequentemente, seu desempenho, assinale a alternativa CORRETA, que corresponde a um dos instrumentos existentes para a avaliação da percepção dos indivíduos em relação às exigências cognitivas e à carga de trabalho de forma multidimensional.

Alternativas