Em relação ao conceito e ao objeto de estudo da criminologia...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito: letra E
A criminologia moderna mantém como objeto de seu estudo o criminoso. Atualmente a criminologia tem como objeto de estudo: o delito, deliquente, a vítima e o controle social.
A Criminologia moderna ocupa-se com a pesquisa do fenômeno criminal: suas causas, características, sua prevenção e controle de sua incidência, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
Criminologia é o estudo do crime (delito) , do criminoso (delinquente) , da vítima e das causas e fatores da criminalidade (controle social).
A) Não exclui as causas exclusivamente individuais, pois estuda o criminoso.
B) Não é um ramo do direito penal. É uma ciência empírica (baseada na observação e experiência do ser) e interdisciplinar (influência profunda de diversas outras ciências) que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e do controle social das condutas criminosas.
C) Os fins básicos da Criminologia são informar a sociedade e os poderes constituídos acerca do crime, do criminoso, da vítima e dos mecanismos de controle social. Ainda: a luta contra a criminalidade (controle e prevenção criminal). O objeto da Criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.
D) Por ser interdisciplinar, não tem foco somente no ponto de vista jurídico. Inclui sociologia, psicologia.
E) Os estudos científicos de Lombroso assumiam feição multidisciplinar, pois emprestaram informes da psiquiatria com a análise da degeneração dos loucos morais, bem como lançaram mão de dados antropológicos para retirar o conceito de atavismo e da não evolução, desenvolvendo o conceito de criminoso nato. Propõe a utilização de método empírico-indutivo ou indutivo experimental, que se ajustava ao causalismo explicativo defendido pelo positivismo. O crime não era uma entidade jurídica, mas sim um fenômeno biológico,
razão pela qual o método indutivo-experimental deveria ser o empregado.
As questões de Criminologia nessa prova foram bem elaboradas.
A PARTIR DO ESTUDO DO DELINQUENTE PROCUROU-SE INVESTIGAR A GÊNESE DO COMPORTAMENTO DELITIVO , OU SEJA , OS MOTIVOS QUE O LEVARAM A VIOLAR O ORDENAMENTO JURÍDICO.
A VISÃO ACERCA DA PESSOA DO DELINQUENTE APRESENTOU VARIAÇÕES DE ACORDO COM AS ESCOLAS CRIMINOLÓGICAS . PARA A ESCOLA CLASSICA , O AUTOR DO FATO , DOTADO DE LIVRE ARBÍTRIO , ERA VISTO COMO UM PECADOR QUE TERIA OPTADO PELO MAL QUANDO PODERIA TER DIRECIONADO SUA CONDUTA PARA O BEM.
O POSITIVO ANTROPOLÓGICO , VIGIA A CONCEPÇÃO DE CRIMINOSO NATO ,VISUALIZANDO-SE O CRIMINOSO COMO UM SER ATÁVICO SIMIESCO.
ESCOLA CORRELACIONALISTA, O CRIMINOSO ERA VISTO COMO ALGUÉM QUE PRECISAVA DE AJUDA E A PENA SERIA DOTADA DE UMA FUNÇÃO TERAPÊUTICA ,DESPEDIDADE CONTEÚDO RETRIBUCIONISTA.
FONTE ;CRIMINOLOGIA NATACHA ALVES DE OLIVEIRA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo