Considera-se um método de identificação humana pela odontol...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) ERRADO. As glândulas salivares não são utilizadas para identificação humana.
B) ERRADO. Os ligamentos periodontais não são utilizados para identificação humana.
C) CERTO. As rugosidades palatinas são formadas no 3o mês de vida intra-uterina e permanecem na mesma posição durante toda a vida, possuindo resistência à ação destrutiva, uma vez cobertas pelas estruturas dentais e esqueléticas. Apresentam uma grande variabilidade anatômica, sendo assimétricas na espécie humana, o que diferencia os humanos dos demais mamíferos, individuais, imutáveis, perenes e passíveis de serem classificadas, requisitos fundamentais para a identificação humana, viabilizando sua utilização em ocasiões em que os métodos classicamente estabelecidos são inviáveis. Essa ferramenta da Antropologia Forense pode ser aplicada tanto no cadáver recente como no indivíduo vivo e são várias as formas e sistemas de classificações existentes. Fonte: Tornavoi DC, SIlva RHAD. Rugoscopia palatina e a aplicabilidade na identificação humana em odontologia legal: revisão de literatura. Ética & Justiça. 2010; 15(1):28-34.
D) ERRADO. O ângulo oclusal pode ser um elemento, de um conjunto de outros elementos, utilizados para identificação humana na odontologia legal, no entanto, não é um método por si só.
E) ERRADO. O ângulo da maxila pode ser um elemento, de um conjunto de outros elementos, utilizados para identificação humana na odontologia legal, no entanto, não é um método por si só.
Gabarito do professor: Letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Rugosidade palatina na identificação humana
rugosidade palatina ou palatocospia segue os requisitos biológicos e técnicos para o processo de identificação : unicidade, imutabilidade, perenidade, classificabilidade e praticabilidade.
A rugoscopia palatina é o estudo das pregas palatinas (forma, tamanho e posição), que tem como finalidade estabelecer a identidade, sendo possível sua aplicação tanto no cadáver recente, como no indivíduo vivo.
Alguns métodos de identificação:
a) Método de Vucetich.
O método dactiloscópico de Vucetich baseia-se no encontro ou na ausência e também na posição de um elemento qualitativo das impressões digitais que permitam a sua boa classificabilidade.
b) Oftalmoscopia.
Oftalmoscopia ou fundoscopia é uma técnica de observação do fundo do olho (retina e outras estruturas internas).
O seu uso permite não só a avaliação de alterações oculares mas também a detecção de doenças sistémicas, pois estas podem causar retinopatia. É usado um oftalmoscópio para a visualização da retina. O principio óptico consiste na projecção de luz, proveniente do oftalmoscópio, no interior do olho e mediante a reflexão dessa luz na retina é possível observar o fundo do olho.
c) Poroscopia.
Estudos das impressões deixadas pelos poros sudoríparos nas impressões dactiloscópicas.
d) Rugopalatoscopia.
rugopalatoscopia ou rugoscopia palatiana é a ciência que estuda as rugas palatinas nas suas formas, tamanhos e posições (palatina é o céu da boca)
e) Flebografia.
também conhecida como venografia, é um procedimento no qual um raio-x das veias é realizado após a injeção de um contraste numa veia, usualmente do pé. O contraste deve ser injetado constantemente através de um catéter, o que configura o procedimento como invasivo.
Copiei de um colega aqui no QC
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo