Entre os fenômenos transformativos conservadores, possíveis ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Macete: Mumificação=Múmias - e em regra, quais as características dos locais onde há múmias, DESERTO=local seco, temperatura alta e muito vento.
Fenômenos destrutivos:
Autolise;
Putrefação;
Maceração.
Fenômenos Conservadores:
Mumificação;
Maceração.
Instagram: ateserdelta_julioamaral
GAB-A
1) Fenômenos destrutivos: Processo de destruição dos tecidos que ocorre após a morte com a transição dos restos biológicos até sua fossilização.
a) Autólise - Caracteriza-se por uma série de fenômenos fermentativos anaeróbicos que ocorrem no interior das células do individuo após sua morte, ocorrem independentemente de qualquer ação de outros microrganismos. É o primeiro dos fenômenos cadavéricos;
b) Putrefação - Consiste na decomposição fermentativa dos tecidos pela ação de diversos seres microscópicos, em seguida da autólise. O abdômen é onde se inicia este processo, com uma mancha verde característica, fato que só não ocorre nos recém nascidos;
c) Maceração - A maceração é um fenômeno de transformação que ocorre no cadáver quando em meio aquoso como nos afogados (maceração séptica), ou pode - ocorrer no feto quando morre no útero da mãe do sexto ao nono mês de gestação (maceração asséptica). Há o destacamento de amplos segmentos cutâneos, devido ao fenômeno da embebição da hemoglobina, fazendo com que a epiderme se solte facilmente, além dos órgãos soltarem-se dentro do ventre - RESPOSTA CORRETA
2) Fenômenos trasformadores conservadores -
a) Mumificação - A mumificação é um processo transformativo conservador do cadáver, que pode ser natural, artificial ou misto; tem relevante importância médico-legal porque possibilita, mais facilmente do que nos demais processos, o diagnóstico da causa da morte e a identificação do cadáver. O cadáver mumificado apresenta peso reduzido; pelé dura, seca, enrugada e de tonalidade enegrecida; cabeça diminuída de volume; traços fisionômicos da face vagamente conservados: os músculos, tendões e vísceras destroem-se pela pressão leve, transformando-se em pó, e os dentes e as unhas permanecem bem conservados.
b) Saponificação - A saponificação é um processo transformativo conservador do cadáver que ocorre de forma espontânea; tem relevante importância médico-legal porque permite realizar uma série de exames algum tempo depois da morte. Geneval Veloso de França explica que a saponificação não é um processo inicial: “surge depois de um estágio mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres”.
Assim como o Diego pensei em Mumificação = Múmias = Egito = Deserto = local seco, alta temperatura e ventilação.
gab A_ MUMIFICAÇÃO
É um processo de conservação do cadáver que depende de condições que facilitem uma evaporação rápida, de modo a sustar o processo de putrefação.
Ocorre em ambientes:
De temperatura elevada
Secos e
Bem ventilados,
Como em solos arenosos
Em áreas de pouca precipitação pluviométrica
É mais comum em indivíduos magros, e mais fácil de ocorrer em corpos de criança pela menor quantidade de água e maior superfície de evaporação.
O corpo mumificado tem seu peso e volume muito reduzidos.
A pele torna-se ondulada pela redução das partes moles
fonte : HYGINO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo