Leia o caso a seguir. Um servidor público, em ato de fiscal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300712 Direito Administrativo
Leia o caso a seguir.

Um servidor público, em ato de fiscalização de uma obra, constatou que essa não era executada de acordo com o projeto aprovado pela prefeitura municipal e, por isso, embargou a obra e aplicou ao proprietário uma multa.

O servidor público em questão aplicou as penalidades em razão do
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão em que a Banca demandou conhecimentos acerca dos poderes administrativos. Mais precisamente, foi indagado acerca de qual teria sido a espécie de poder utilizada, considerando a descrição do enunciado.

De sua leitura, percebe-se que o caso seria de embargo de obra realizada por um particular, associada, ainda, à aplicação de multa, tendo por base o descumprimento do respectivo projeto aprovado pela prefeitura.

Sem maiores delongas, é de se notar que a hipótese seria de exercício do poder de polícia, mais especialmente consistentes em atos de fiscalização e de sanção de polícia.

Com efeito, trata-se de poder em vista do qual a Administração tem a prerrogativa de impor restrições e condicionamentos ao exercício de direitos e liberdades individuais em prol do interesse público.

Na espécie, ao direito de construir do particular corresponde o dever de observar as restrições e condições impostas pela municipalidade, em observância às normas de segurança e de posturas, dentre outras.

Assim sendo, se o particular inobserva as regras pertinentes, violando o projeto inicialmente aprovado, sujeita-se à aplicação das providências cabíveis, inclusive punitivas, por parte do Estado, aí materializadas por meio do embargo da obra e da aplicação de multa.

Adicione-se que o poder de polícia incide indistintamente sobre os particulares, sem a necessidade destes possuírem vínculo jurídico específico com a Administração, no que se diferencia do poder disciplinar, que também admite a aplicação de sanções, mas exige vínculo especial entre o Estado e o particular.

No caso, contudo, está-se diante do exercício do poder de polícia, na forma acima fundamentada.

Portanto, apenas a letra A exibe a resposta da questão.

As demais alternativas, na medida em que indicaram outros poderes administrativos, estão equivocadas e devem ser eliminadas, por conseguinte.


Gabarito do professor: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab A

Conferido à Administração, o poder de polícia é usado para fins particulares, com o objetivo de restringir e limitar a aplicação dos seus direitos e atividades econômicas, garantindo os interesses coletivos. Ele deve prevenir danos e prejuízos que possam afetar o bem-estar social.

Em outras palavras, o poder de polícia é qualquer ação restritiva imposta pelo Estado em detrimento ao direito individual.

Obs: Atos decorrentes de poder de polícia gozam do atributo da autoexecutoriedade. Não precisa de autorização do Judiciário.

De acordo com o art. 78 do Código Tributário Nacional, considera-se poder de polícia atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do poder público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

----------------------------------------------------

GABARITO - LETRA A.

Romanos 12:12 - Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

punir alguém com vinculol - poder disciplinar

sem vínculo - poder de polícia

Gabarito A.

Atributos:

  • Discricionariedade
  • imperatividade
  • coercibilidade
  • Autoexecutoriedade

((obs, nenhum atributo absoluto))

O poder disciplinar só se dirige àqueles que estiverem sob vinculação com a Administração Pública, derivando de supremacia especial.

Já o poder de polícia se dirige a todos, derivando de supremacia geral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo