No orçamento de uma obra, deve-se determinar qual é o custo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288827 Engenharia Civil
No orçamento de uma obra, deve-se determinar qual é o custo de cada serviço a ser executado. Para quantificar o valor de cada serviço, é necessário considerar sua quantificação e os custos da mão de obra, dos insumos e dos equipamentos necessários para sua execução. Para se determinar os custos unitários de produção, deve-se conhecer a produtividade da mão de obra e dos equipamentos, além da composição dos insumos que serão utilizados no serviço a ser realizado, enquanto os custos unitários de cada serviço são determinados em relação às unidades de serviço, como, por exemplo, m, m², m³, horas de equipamento e de mão de obra, dentre outros.
O fator “produtividade” pode ser obtido pela relação entre a quantidade de serviço realizada (QS) e o tempo (t) necessário para realizá-lo. Assim, para executar uma parede de alvenaria de vedação com blocos cerâmicos furados de 9 × 19 × 19 cm (furos horizontais), com espessura de 15 cm, altura de 3,0 m e comprimento de 15 m, um pedreiro demorou 30 horas. A produtividade deste pedreiro foi de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As composições de custo de um determinado serviço são utilizadas para a elaboração de orçamentos e cronogramas. Nesse contexto, a principal referência de composição de custo é o SINAPI, a qual é fortemente utilizada para o orçamento de obras públicas.


Os cinco elementos que constituem as composições de custos são:


- Insumo: bem requerido para a execução do serviço. Como exemplo, citam-se matérias-primas, equipamentos, mão de obra, etc.;


- Unidade: como o próprio nome sugere, trata-se da unidade medida associada ao insumo. Para a alvenaria, por exemplo, a unidade utilizada é o m²;


- Índice: também denominado de “coeficiente de utilização" ou “quantidade", o índice representa a quantidade necessária do insumo para realizar uma unidade do serviço. Para exemplificar, suponha um serviço de armação de pilar. Um índice de 1,10 para o insumo "aço" significa que são necessários 1,10 kg de aço para realizar a armação de 1 kg de aço, pois há perdas;


- Custo unitário: consiste no custo de uma unidade de insumo;


- Custo total: representa o valor total do insumo requerido para a execução de uma unidade do serviço. O custo total é calculado pelo produto entre o índice e o custo unitário.


Tratando-se da mão de obra, produtividade (P) consiste no inverso do índice (C), isto é:




No problema em questão, a produtividade do pedreiro (P) consiste no quociente entre a área da parede (A) e o tempo requerido para a sua execução (t). Para os dados do enunciado, resulta que:




Logo, conforme o cálculo acima, a produtividade do pedreiro é de 1,5 m²/h. Portanto, a alternativa B está correta.

 

Gabarito do professor: letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

um baita texto explicativo, para no final simplesmente dividirmos a quantidade produzida pelas horas gastas.

3m * 15m / 30 h = 1,5 m²/h

tô tentando entender ainda como fazer uma parede com espessura de 15 cm com blocos de 9x19x19. kkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo