As “Diretas Já” tinham como principal bandeira a recuperação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q914128 Conhecimentos Gerais
As “Diretas Já” tinham como principal bandeira a recuperação do direito de votar para presidente. Em 2 de março de 1983, o deputado federal Dante de Oliveira apresentou uma proposta de Emenda Constitucional que propunha a realização de eleições diretas para presidente em dezembro do ano seguinte. A Emenda Constitucional foi finalmente a voto no dia 25 de abril de 1984. Ela precisava de 320 votos para ser aprovada, mas só obteve 298, pois 112 deputados não compareceram para votar. A emenda foi derrubada, apesar de toda mobilização nas ruas.
(Nexo. https://www.nexojornal.com.br/. 26.03.2016. Adaptado)
Após o movimento das “Diretas Já”, o primeiro presidente eleito pelo voto direto foi
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB E

GAB: E

 

Lembrando que Tancredo Neves ganhou as "eleições indiretas", porém antes de assumir morreu. Quem foi, portanto, de fato, o primeiro presidente após Regime Militar foi José Sarney.

 

 

COMENTÁRIOS:

 

O “Diretas Já”, foi um grande movimento da sociedade por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido durante os anos de 1983 e 1984. Já era o final do regime militar e a base do movimento foi a aprovação de emenda constitucional apresentada pelo deputado federal Dante de Oliveira reestabelecendo as eleições diretas para presidente da República.

 

A emenda constitucional não foi aprovada no Congresso Nacional. A eleição para presidente se deu de forma indireta, pelo Colégio Eleitoral, sendo eleito Tancredo Neves, que não chegou a governar o Brasil. Veio a adoecer, não tomando posse, e depois faleceu. Quem governou o Brasil foi o vice-presidente eleito, José Sarney.

 

Apesar da grande importância do movimento “Diretas Já”, somente em 1989 ocorreram as eleições diretas para Presidente da República no Brasil, sendo eleito Fernando Collor de Mello, que iria renunciar posteriormente sob forte pressão popular e em meio a um processo de impeachment. Mesmo assim, o processo de impeachment prosseguiu e foi aprovado. Em seu lugar, Itamar Franco, vice de Collor, assumiu a presidência de República.

Fernando Henrique Cardoso sucedeu a Itamar Franco, foi eleito e reeleito presidente do Brasil. O seu mandato foi de 1995 a 2002.Ulisses Guimarães não foi presidente da República.

 

 

Professor Leandro Signori

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/pc-sp-auxiliar-de-papiloscopista-comentarios-atualidades-e-conhecimentos-gerais/

gabarito errado... foi Jose sarnei-- eu estava lá.

Logo podemos afirmar que foi Collor, pois José Saney, que foi o primeiro presidente após o regime militar, foi eleito indiretamente junto com Tancredo Neves. Collor foi eleito diretamento após o goverso Sarney. Uma pegadinha se não prestar a atenção qualquer um pode cair.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo