No processo de globalização econômica, que suplanta fronteir...
modernas do mundo. Justamente por causa dessa massa de investimentos, se Frankfurt não vai ao Brasil, o Brasil tem que ir a
Frankfurt. Para compensar a grande ociosidade das fábricas brasileiras, exportar é mais do que uma ordem - transformou-se em
"religião". A meca dos investimentos das montadoras, e não só das alemãs, agora é a China.
Renato Acciarto. Brasil perde para China preferência das montadoras. In: Gazeta Mercantil. 11/9/2003, p. A1 (com adaptações).
O texto acima expressa importantes processos em curso no mundo. Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é “E” - errado.
Vamos analisar o tema da questão e por que a alternativa correta é essa.
A questão aborda a globalização econômica, um processo que envolve a integração de economias e mercados ao redor do mundo, superando fronteiras e culturas. No contexto da globalização, empresas multinacionais, como a Mercedes-Benz e a Volkswagen, investem em diferentes países para otimizar seus processos de produção e diminuir custos. Esse movimento cria uma rede global de produção e comércio que é central para o entendimento das dinâmicas econômicas modernas.
O texto menciona que, embora o Brasil tenha recebido grandes investimentos de montadoras, a China se tornou a nova "meca" dos investimentos. Isso reflete a capacidade da China de atrair capital estrangeiro, em parte devido a políticas econômicas favoráveis e uma força de trabalho extensa.
Agora, vamos analisar a assertiva apresentada:
"No processo de globalização econômica, que suplanta fronteiras e culturas, é irrelevante o papel do Estado, prescindindo-se também de ações conciliatórias entre os governos."
A alternativa é marcada como “errada” porque, no processo de globalização, o papel do Estado é fundamental. E isso por diversas razões:
- Os governos implementam políticas econômicas que podem atrair ou repelir investimentos estrangeiros. Por exemplo, incentivos fiscais, infraestrutura adequada e acordos comerciais são pontos chave que dependem da ação estatal.
- Ações conciliatórias entre governos são essenciais para resolver disputas comerciais e facilitar a cooperação internacional. Sem essas ações, barreiras tarifárias e não-tarifárias poderiam limitar significativamente o comércio global.
- O Estado também regula práticas trabalhistas, ambientais e de segurança, que são fundamentais para o funcionamento das multinacionais em diferentes países.
Portanto, dizer que o papel do Estado é irrelevante no processo de globalização é uma interpretação equivocada, uma vez que os Estados são atores essenciais na regulação, facilitação e promoção do comércio internacional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: ERRADO
Os estados nacionais ENFRAQUECERAM com a globalização, mas NÃO FORAM ELIMINADOS. Então eles ainda são relevantes em muitos aspectos, em especial às migrações.
O papel do Estado não é irrelevante de forma alguma. Pode diminuir seu poder, enfraquecer, mas irrelevante jamais.
irrelevante.....
Me passei em "irrelevante"...
NEOLIBERALISMO: é o enfraquecimento do Estado e a diminuição drástica da participação estatal na economia, Diminuição do poder dos estados nacionais em detrimento às grandes corporações( privada)-Apenas ocorre a diminuição da participação do estado, NÃO O DESAPARECIMENTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo