O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q914136 Atualidades
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão na manhã desta sexta-feira (1o de junho de 2018) em caráter “irrevogável e irretratável”. Parente ficou exatamente dois anos no comando da Petrobras, já que tomou posse no dia 1o de junho de 2016.
(G1, 1 jun.18. Disponível em: <https://goo.gl/empsJR>. Adaptado)
A decisão de Pedro Parente, ocorrida após a paralisação dos caminhoneiros, teve como fundamento
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em uma carta enviada ao presidente Michel Temer, com quem se reuniu na manhã desta sexta, Parente diz que a greve dos caminhoneiros e "suas graves consequências para a vida do país" desencadearam um debate "intenso e por vezes emocional" sobre as origens da crise.

 

E que a política de preços da Petrobras adotada durante sua gestão foi colocada sob "questionamento". Ele, porém, diz que os "resultados obtidos revelam o acerto do conjunto das medidas que adotamos, que vão muito além da política de preços".

 

 

https://g1.globo.com/politica/blog/valdo-cruz/post/2018/06/01/pedro-parente-pede-demissao-da-petrobras.ghtml

 

 

GABARITO: D

Pedro Parente, ex-presidente da Petrobras, pediu demissão em meio à forte pressão que sofreu durante a greve dos caminhoneiros. O movimento colocou no centro do debate a política de preços de combustíveis da estatal que foi adotada durante a sua gestão.

Uma das reivindicações dos grevistas era a redução no preço do óleo diesel, com críticas à Petrobras pela extrema volatilidade e elevação dos preços, com variações diárias ou quase diárias.

Essas variações e elevações diárias ou quase diárias se iniciaram com a nova política de formação de preços, implantada em julho de 2017, na gestão de Pedro Parente. A base para a definição dos preços passou a ser as oscilações dos preços do barril de petróleo no mercado internacional e do dólar que variam diariamente e estão em alta no mercado internacional.

gabarito: D

Prof. Leandro Signori

Pedro Parente

Saiu pela tangente

NOVO PRESIDENTE = Ivan MonteiroI

van de Souza Monteiro é um engenheiro eletrônico brasileiro. É o atual presidente da Petrobras. Anteriormente foi diretor financeiro da estatal. Antes de estar a frente da Petrobras, fez carreira no Banco do Brasil.

o questionamento sobre a política de preços da Petrobras adotada durante a sua gestão.

PREÇO DO BARRIL OSCILA DEMAIS NA POLÍTICA DE PREÇOS DELE E TAMBÉM O DÓLAR 

Política de preços derruba tucano Pedro Parente da presidência da Petrobras.


Presidente da estatal decidiu alinhar tarifas dos combustíveis ao mercado internacional, levando preços do diesel, gasolina, etanol e gás à estratosfera



O ex-presidente da Petrobras, não faz, porém, qualquer mea culpa, e dá a entender que sai por não concordar com a decisão do governo Temer de subvencionar o diesel para atender a categoria.




LETRA D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo