Acerca dos agregados monetários, bem como dos instrumentos e...
As operações de mercado aberto são os instrumentos mais eficazes de política monetária, nas quais o Banco Central vende títulos para aumentar a liquidez da economia e produzir uma elevação da renda.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se ele está vendendo, ele está tirando dinheiro da economia
Portanto, questão ERRADA
Venda de títulos - reduz a renda, reduz a inflação, aumenta juros
Compra de títulos- aumenta a renda, aumenta a inflação, reduz juros
Gabarito: Errado
Errado, quando ele vende, o dinheiro que ele pega ele guarda, pra economia ficar sem dinheiro e baixar a inflacao
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Prof. Amanda Aires
➜ As operações de mercado aberto são atividades de política monetária que possuem o objetivo imediato de influenciar a taxa de juros e quantidade de moeda na economia. A elevação da renda é variável medita (indireta) nas considerações de política monetária. Dito de outro modo, as variações na renda podem acontecer, mas indiretamente, pois são funções das variações na quantidade de moeda em circulação na economia e da taxa de juros, estas sim, funções diretas da política monetária.
➜ As operações de mercado aberto consistem na compra de títulos na posse do setor privado. Assim, o Banco Central troca com o setor privado ativos monetários de alta liquidez em troca de outros não tão líquidos.
➜ Utilizando o exemplo da venda de títulos, podemos compreender que se trata de uma política para reduzir a quantidade de moeda em circulação na economia. Ao vender títulos para o setor privado, o Banco Central retira moeda em circulação da economia, pois o setor privado adquire os títulos em troca de moeda, que fica retida nos cofres do Banco Central. Assim, há redução de liquidez na economia.
===
PRA AJUDAR:
(CESPE - Técnico Bancário Novo (CEF)/Administrativa/2010/RJ e SP) O BACEN atua no mercado primário de títulos públicos mediante a emissão de títulos de sua responsabilidade. (ERRADO)
- R: O Bacen atua no mercado secundário e não emite mais títulos de sua responsabilidade desde 2002.
- O Banco Central compra e vende títulos públicos federais ativamente. As operações são sempre realizadas no mercado secundário - mercado monetário -, pois é vedado ao Bacen conceder empréstimos ao Tesouro Nacional, comprando e vendendo títulos públicos federais em transações realizadas com o setor privado.
- O objetivo único destas transações é realizar política monetária. Como a taxa de juros básica da economia está negativamente relacionada ao preço dos títulos, a elevação na demanda por títulos possibilita a elevação no preço dos mesmos e, portanto, queda na taxa de juros, além de disponibilizar mais moeda em circulação para as transações de ativos.
===
(CESPE - Técnico Bancário Novo (CEF)/Administrativa/2010/RJ e SP) O registro das operações no mercado secundário de títulos públicos federais ocorre, exclusivamente, na CETIP S.A. – Balcão Organizado de Ativos e Derivativos. (ERRADO)
- R: O registro ocorre no Sistema Especial de Liquidação e Custódia - SELIC
===
(CESPE - Técnico Bancário Novo (CEF)/Administrativa/2010/RJ e SP) Por questão de isonomia, o BACEN pode comprar ou vender títulos públicos no mercado secundário apenas mediante a realização de leilões aos quais, independentemente de credenciamento, tenham igual acesso todas as instituições financeiras. (ERRADO)
- R: As negociações no SELIC ocorrem apenas entre instituições autorizadas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo