Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 2.
Texto 1
Edificação da integridade coletiva
Somos um animal que não nasce pronto; temos de ser formados. Essa formação pode nos levar [.....] vida como benefício ou [....] vida como malefício, da pessoa que é capaz de produzir benefício ou da que é capaz de produzir malefício. Todos e todas somos capazes de ambas as coisas. Afinal de contas, ética está ligada [..... ] ideia de liberdade. Ética é como eu decido a minha conduta. E a palavra “decido” é marcante porque sinaliza quais são os critérios e valores que eu uso para me conduzir na vida coletiva.
Não existe ética individual. Os séculos XVIII e XIX, com a industrialização e depois com a mecanização, são calcados na anulação da natureza como o outro. A percepção da natureza como o outro começa a ganhar forma [..... ] partir do século XX. Ela era tida como objeto e, portanto, passível de posse. A ideia da ecologia é uma questão ética porque passamos [...... ] tomar a natureza como o outro, não como objeto, ideia que vai introduzir uma referência: ética é convivência. A vida, acima de tudo, é condominial.
CORTELLA, S. Educação, convivência e ética - audácia e esperança!
São Paulo: Cortez, 2018, p. 15-16. [Adaptado]
Texto 2
Trecho de entrevista da revista ISTOÉ
com o filósofo Mario Sergio Cortella
Quais são os temas mais recorrentes
em suas palestras atualmente?
Os temas mais demandados são a ética na convivência
no âmbito da política pública, mas também no campo
privado. Em segundo lugar, o campo da gestão do
conhecimento, das pessoas estarem sempre com a
necessidade de estar de prontidão para uma formação.
Como lidar com cenários turbulentos é outro tema
recorrente. A pessoa precisa ter clareza de que a vida é
sempre um processo de mudança, de que aquilo que
muda substitui aquilo que antes vinha. Mas há muita
coisa que é antiga e que deve ser levada adiante. E
tem muita coisa que é velha, ultrapassada. Uma sociedade que tem uma tecnologia avançada, às vezes, descuida do antigo e fica só em busca de novidades.
É possível falar em ética hoje no Brasil?
Falar sobre ética não é falar sobre alguém. É falar
sobre nós. Ética são princípios e valores que usamos
em nossa conduta. No Brasil, nós não temos a falta de
ética, temos a falta de uma determinada ética. Há uma
conduta hoje que está faltando.
As pessoas também estão mais
ansiosas para ler sobre a felicidade?
As pessoas dizem “eu queria muito ser feliz”, “um dia eu vou ser feliz” como uma lamentação e não como um projeto de vida. Felicidade não é um estado contínuo, é um estado eventual. Só se percebe a importância da felicidade porque ela se ausenta. A real felicidade está na partilha. É por isso que hoje há uma obsessão com as redes sociais.
As redes sociais e o mundo virtual
colaboram para isso em que medida?
O mundo digital é uma ocasião inestimável. Todo mundo junto e ninguém perto. A sucessão de imagem, o contato o tempo todo leva ao esgotamento. O prazer da água está em ter sede. As redes sociais saturam. Não gosto da palavra seguidor, por exemplo. Refere aos profetas, algo dogmático.
Disponível em: https://istoe.com.br/mario-sergio-cortella-vivemosnum-momento-incomodo-que-pode-levar-reinvencao/. Acesso em
14/ago/2019. [Adaptado]
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Vamos analisar a questão proposta, que aborda a interpretação do texto 2 da entrevista com o filósofo Mario Sergio Cortella. O tema central é a ética e a convivência no mundo atual, com ênfase nas percepções sobre felicidade e o impacto das redes sociais.
Alternativa Correta: B
B - Na última resposta, Cortella compara indiretamente o consumo do mundo digital com a ingestão de água: infere-se que o excesso leva à saturação e à perda do prazer.
Nesta alternativa, Cortella faz uma analogia ao afirmar que "o prazer da água está em ter sede", destacando que o consumo contínuo e excessivo das redes sociais pode levar à saturação. É uma comparação indireta que destaca a ideia de que o excesso tira o prazer originalmente buscado, assim como a água é mais apreciada quando se está com sede. Essa interpretação está correta e alinha-se com a crítica do filósofo sobre o esgotamento causado pelo mundo digital.
Analisando as Alternativas Incorretas:
A - Por “Felicidade […] é um estado eventual” (3ª resposta), entende-se que se trata de um estado duradouro.
Essa alternativa está incorreta porque contraria a afirmação do texto. Cortella deixa claro que a felicidade é um estado eventual, ou seja, algo que não é contínuo e permanente. A expressão "estado duradouro" é, portanto, uma interpretação errada.
C - Na primeira resposta, o filósofo defende a ideia de que a vida é um processo permanente de mudança, razão pela qual aconselha a busca contínua de renovação e o descarte do que é antigo.
Essa alternativa está incompleta e não reflete corretamente o que Cortella expressa. Ele reconhece a necessidade de mudança, mas enfatiza que nem tudo que é antigo deve ser descartado, pois há elementos valiosos do passado que devem ser preservados.
D - Infere-se do texto que Cortella não só interage continuamente com seus seguidores nas redes sociais orientando-os, como acredita que o mundo virtual aproxima as pessoas.
Esta alternativa está errada. Cortella expressa reservas sobre o termo "seguidor" e menciona que "todo mundo junto e ninguém perto", sugerindo que o mundo virtual, na verdade, pode afastar as pessoas em vez de aproximá-las.
E - Segundo o filósofo, as redes sociais são fonte de felicidade, pois é só na troca de ideias no mundo virtual que se encontra a felicidade verdadeira.
Essa interpretação está incorreta. Cortella não afirma que as redes sociais são uma fonte de verdadeira felicidade. Pelo contrário, ele sugere que a felicidade real está na partilha e que as redes sociais podem causar um esgotamento emocional.
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Comentários
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GABARITO: LETRA B
A) Por ?Felicidade [?] é um estado eventual? (3ª resposta), entende-se que se trata de um estado duradouro. ? incorreto, o adjetivo "eventual" refere-se àquilo que é "efêmero", "fugaz", "passageiro" e não "duradouro".
B) Na última resposta, Cortella compara indiretamente o consumo do mundo digital com a ingestão de água: infere-se que o excesso leva à saturação e à perda do prazer. ? correto, conforme o texto: O mundo digital é uma ocasião inestimável. Todo mundo junto e ninguém perto. A sucessão de imagem, o contato o tempo todo leva ao esgotamento. O prazer da água está em ter sede. As redes sociais saturam.
C) Na primeira resposta, o filósofo defende a ideia de que a vida é um processo permanente de mudança, razão pela qual aconselha a busca contínua de renovação e o descarte do que é antigo. ? incorreto, Cortella defende a ideia de que algumas coisas antigas devem ser preservadas "Mas há muita coisa que é antiga e que deve ser levada adiante [...]".
D) Infere-se do texto que Cortella não só interage continuamente com seus seguidores nas redes sociais orientando-os, como acredita que o mundo virtual aproxima as pessoas. ? incorreto, não conseguimos fazer essa inferência em momento algum.
E) Segundo o filósofo, as redes sociais são fonte de felicidade, pois é só na troca de ideias no mundo virtual que se encontra a felicidade verdadeira. ? incorreto, segundo Cortella a fonte da felicidade está na partilha.
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FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Por que indiretamente ? foi uma comparação direta.
Acertei e não concordei. Alternativa B era a menos errada. FEPESE L.IX.O!
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