Crianças e adolescentes na Internet: a responsabilidade dos ...
Muito se discute sobre os eventuais benefícios ou malefícios às crianças e adolescentes decorrentes do uso da Internet. No Brasil, a preocupação justifica-se pelo número crescente de acesso desses jovens à rede mundial de computadores. Embora não se tenham dados estatísticos sobre o acesso dessa camada da população brasileira, acredita-se que eles sejam responsáveis pela maioria dos acessos à rede mundial de computadores. Dados recentes demonstram que mais de 20 milhões de pessoas acessam diariamente a Internet com os mais variados interesses e necessidades, uma vez que ela acabou se tornando a intermediária de relações pessoais e comerciais. Quando a Internet é utilizada para obter-se informação com vista a pesquisas, estudos, conversas entre amigos, notadamente, concluir-se-ia que ela é um bem. Mas, ainda assim, teríamos que especular sobre a fonte de informação e com quem se relacionam esses jovens. Seria essa fonte segura? Seria essa fonte capaz de prover informações confiáveis para contribuir com o processo educacional? Seriam esses relacionamentos estabelecidos com pessoas confiáveis? [...]
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/criancas-adolescentes-na-internet-responsabilidade.html> Acesso em: 10 fev. 2017.
Dadas as afirmativas sobre o texto,
I. O elemento articulador destacado Embora atribui ao contexto uma relação semântica de concessão.
II. O vocábulo destacado que inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
III. As palavras destacadas Internet, informação, pesquisas, estudos e conversas representam mecanismos de coesão semântica, já que exemplificam relação de hiperonímia e hiponímia.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ALTERNATIVA C
A hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.
A hiponímia indica, assim, essa mesma relação hierárquica de significado. Foca-se, no entanto, na perspectiva da palavra hierarquicamente inferior - hipônimo, que, a nível semântico, pode ser incluída numa classe superior que abrange o seu significado - hiperônimo.
Alguém sabe por que a II não é objetiva direta?
II) Errada
...acredita-se que eles sejam responsáveis pela maioria dos acessos à rede mundial de computadores.
...acredita-se [NISTO]
José Lucas, por que não é direta?
Porque toda vez que um verbo pedir preposição, será sempre indireta.
Por exemplo: verbo acreditar, quem acredita, acredita "em"
Macete: pra saber se a oração é substantiva direta / substitui por "isso"
Exemplo: é importante que tenhamos sonhos : é importante " isso", na indireta : nisto, disso.
Um abraço
O vocábulo destacado que inicia uma oração subordinada substantiva objetiva indireta. É preciso avaliar a transitividade do verbo ao qual o objeto oracional (seja ele direto ou indireto) está relacionado. Se for observar apenas a existência ou não de preposição, muitas vezes, como nesse caso, o candidato vai ser induzido ao erro. Vejamos:
"...acredita-se que eles sejam responsáveis pela maioria dos acessos ..."
VTI (quem acredita, acredita em alguma coisa, ou seja, acredita "nisso"."
Se o verbo é VTI, o seu complemento, necessariamente, será um objeto indireto. Nesse caso, um objeto indireto oracional.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo