Um cão pitbull de 5 anos foi atendido com histórico de queda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2700657 Veterinária

Um cão pitbull de 5 anos foi atendido com histórico de queda intensa de pelo, descamação de pele, intolerância ao exercício e apatia. No exame físico, observou-se temperatura corporal 37,0ºC, frequência cardíaca 72 bat./min, frequência respiratória 20 mov./min, alopecia simétrica, hiperpigmentação cutânea e prurido discreto. Frente ao caso, analise as alternativas a seguir e assinale a que apresente a sua suspeita clínica e o exame confirmatória que poderia ser solicitado para confirmação do caso:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Hipotireoidismo – dosagem sérica de T3 e T4.

Vamos entender por que essa é a resposta certa:

O caso clínico apresentado sugere uma suspeita de hipotireoidismo em cães. Os sinais clínicos mencionados — como queda intensa de pelo, descamação de pele, intolerância ao exercício, apatia, alopecia simétrica, hiperpigmentação cutânea e prurido discreto — são característicos dessa condição. Além disso, a temperatura corporal levemente baixa e a frequência cardíaca relativamente baixa também corroboram com essa hipótese. O exame indicado para confirmação do hipotireoidismo é a dosagem sérica dos hormônios tireoidianos T3 e T4.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Síndrome de Cushing – dosagem sérica de colesterol e fosfatase alcalina: A Síndrome de Cushing geralmente se apresenta com sinais como aumento da ingestão de água (polidipsia), aumento da frequência urinária (poliúria), abdome distendido e perda de massa muscular, que não foram descritos no caso. Além disso, a dosagem de colesterol e fosfatase alcalina, apesar de poderem estar alteradas no Cushing, não são testes confirmatórios.

B - Dermatite Atópica – biopsia de pele: A dermatite atópica é caracterizada por prurido intenso, eritema e lesões de pele, que não coincidem com a descrição do caso, onde o prurido é discreto.

D - Demodicose – raspado de pele: A demodicose é uma doença parasitária da pele, comumente associada a lesões focais ou generalizadas e prurido, mas não a alopecia simétrica e apatia.

E - Hiperandrogenismo – dosagem sérica de testosterona: Esta condição está mais relacionada a alterações comportamentais e alterações nos órgãos sexuais, o que não está descrito no caso. A dosagem de testosterona seria mais indicada se houvesse sinais específicos de excesso de andrógenos.

Esses esclarecimentos são fundamentais para entender a lógica por trás da questão e a escolha da alternativa correta, com base nos sinais clínicos e exames indicados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo