O colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por...
Se os votos dos 5 primeiros ministros a votar forem pela condenação do réu, a probabilidade de o voto do sexto ministro a votar também ser pela condenação do réu será inferior a 0,02.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fiquei horas pensando nessa questão, acredito que a linha de raciocínio do colega Rodrigo Camargo esteja equivocada:
Essa questão trata-se de um cálculo de probabilidade condicionada, já que sabemos que 5 ministros votaram em C (condenar),
A princípio (tratando de ministro/possibilidade) temos 11/2, logo:
• 5,5 para C condenar
• 5,5 para A absolver
Após sabermos que 5 condenaram P(C/5C), a probabilidade de algum outro condenar cai de 5,5/11 (ou 1/2) para 0,5/6 (casos prováveis/ministros restantes para votar). Ou seja, 0,083, superior a 0,02 como diz a questão, tornando a assertiva correta a opção "Errado"
EnigmA acho que tem que levar em consideração que a questão pergunta sobre o sexto Ministro apenas e não a probabilidade de algum dos restantes optar pela condenação.
Ainda tenho dúvidas quanto a esta questão, se mais alguém puder contribuir agradeço.
Galera, o comentário do colega Rodrigo Camargo está correto! Foi somente um peguinha elaborado pelo examinador pra fazer o candidato perder tempo. Lembrem-se: o examinador faz as questões para você errar ou, quando não consegue te fazer errar, ele quer que pelo menos você perca tempo. Bons estudos!
Realmente pessoal, fui procurar a resposta em outros lugares e percebi que os eventos independem. Bons estudos a todos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo