Em face de uma sentença que julgou o pedido de uma reclamaçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2346691 Direito Processual do Trabalho
Em face de uma sentença que julgou o pedido de uma reclamação trabalhista procedente em parte, a sociedade empresária interpôs recurso ordinário. Porém, seu recurso teve o seguimento negado sob a alegação de intempestividade. Contudo, o recurso estava tempestivo porque o juiz contou o prazo em dias corridos, quando deveria fazê-lo em dias úteis.

Assinale a opção que indica o meio jurídico mais técnico, adequado e econômico que a reclamada, intimada na véspera, deverá se valer para conseguir o processamento do seu recurso explicando o equívoco. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: D

Art. 897-A Caberão embargos de declaração da sentença ou acórdão, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audiência ou sessão subseqüente a sua apresentação, registrado na certidão, admitido efeito modificativo da decisão nos casos de omissão e contradição no julgado e manifesto equívoco no exame dos pressupostos extrínsecos do recurso. 

Mas achei que fosse Agravo de Instrumento, pois a questão menciona "seu recurso teve o seguimento negado"

Art. 897 - Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: 

b) de instrumento, dos despachos que denegarem a interposição de recursos. 

Mizéravi.

A tempestividade do recurso é um dos pressupostos extrínsecos. Sendo assim, de acordo com o artigo 897-A da CLT, é cabível o recurso de embargos de declaração no prazo de 5 dias.

Como a questão solicita expressamente o meio "mais econômico", o Agravo de Instrumento fica de fora, já que seria necessário o depósito recursal equivalente a 50% do recurso a ser destrancado (no caso, o RO). Por isso, o meio mais técnico, adequado e econômico é a oposição de EDcl.

Questão boa. Bem elaborada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo