Sobre combate a incêndio, analise as afirmativas a seguir. ...
Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - I e II, somente.
Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender o porquê dessa escolha:
I. O gás carbônico atua por abafamento no combate ao fogo.
O gás carbônico, ou dióxido de carbono (CO2), é um agente extintor que atua principalmente por abafamento. Isso significa que ele remove o oxigênio da área ao redor do fogo, sufocando-o e impedindo sua propagação. Esta afirmação está correta.
II. Extintores de "Classe C" atuam em equipamentos energizados.
Extintores de incêndio classificados como "Classe C" são projetados para combater incêndios em equipamentos energizados. Eles utilizam agentes extintores que não conduzem eletricidade, tornando-os seguros para esse tipo de aplicação. Portanto, esta afirmação também está correta.
III. Os aparelhos extintores possuem agentes extintores que podem ser utilizados para o combate de qualquer forma de incêndio.
Esta afirmação está incorreta. Os extintores de incêndio são projetados para atuar em tipos específicos de incêndio, classificados como A, B, C, D e K, cada um com características e agentes extintores apropriados. Portanto, nem todos os extintores são adequados para todos os tipos de fogo.
Assim, a escolha correta é a alternativa D, pois apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Classe A: Acontecem em materiais sólidos como tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Sua principal característica é deixar resíduos, como carvão e cinzas. Eles devem ser combatidos com extintores à base de água, que são capazes de resfriar o ambiente, ou de espuma.
Classe B: São os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. Por exemplo, gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas e graxas. Para lidar com esta classe de incêndio, não se pode usar água, mas extintores de pó químico e gás carbônico. Ambos agem por abafamento, interrompendo a combustão.
Classe C: Estes acontecem em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, transformadores, geradores, motores, equipamentos de informática, quadros de força e cabos.
Para combatê-los, o recomendado é usar extintores de pó químico ou gases.
Classe D: Esta classe de incêndio é relacionada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio. Seu combate deve ser feito com extintores com pó químico especial.
Classe K: Este fogo pega em óleos vegetais ou gorduras animais. Geralmente, ocorre em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras.
A maneira ideal de combater esse tipo de incêndio é com uma solução aquosa de acetato de potássio, que, ao entrar em contato com o fogo, produz um efeito de saponificação que esfria e isola o combustível do oxigênio.
.
Diante dessas diferenças, fica claro que os aparelhos extintores NÃO possuem agentes extintores que podem ser utilizados para o combate de qualquer forma de incêndio
Não existe extintor de classe C, existe incêndio de classe C
Meu pai do céu... que questão horrível
Obs: NBR 12693 - Tabela 1 - Classificação dos extintores segundo o agente extintor, o princípio de extinção e o sistema de expulsão. O gás carbônico age por resfriamento e por abafamento.
Letra D
I e II, somente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo