De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2719291 Comunicação Social

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, NÃO compete à Comissão Nacional de Ética:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Vamos analisar esta questão sobre o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, um documento essencial que orienta a conduta ética dos jornalistas no país. A questão trata especificamente das atribuições da Comissão Nacional de Ética, uma instância importante no julgamento de questões éticas na profissão.

Resumo teórico:

A Comissão Nacional de Ética tem a função de zelar pelos princípios éticos do jornalismo, conforme estabelecido no código. Suas atribuições incluem julgar recursos em instâncias superiores e tomar iniciativas em casos de desrespeito à ética jornalística em nível nacional.

Este Código de Ética não menciona especificamente que a Comissão Nacional de Ética tem a responsabilidade de promover campanhas de conscientização, o que normalmente é atribuição de outras entidades ou mesmo dos sindicatos. Isso ajuda a delimitar a atuação de cada organismo dentro da regulamentação profissional.

Justificativa da alternativa correta (B):

A alternativa B está correta porque não compete à Comissão Nacional de Ética a promoção de campanhas de conscientização. Esta função não está descrita entre as atribuições do órgão como consta no Código de Ética, que se foca mais em julgamentos e iniciativas relativas a questões éticas.

Análise das alternativas incorretas:

A - Fazer denúncias públicas sobre casos de desrespeito aos princípios deste Código: Esta é uma atribuição válida da Comissão Nacional de Ética, que pode, sim, realizar denúncias públicas como uma forma de garantir o cumprimento das normas éticas.

C - Julgar, em segunda e última instância, os recursos contra decisões de competência das comissões de ética dos sindicatos: Esta também é uma ação que cabe à Comissão Nacional de Ética, sendo responsável por revisar e tomar decisões finais em recursos de instâncias inferiores.

D - Tomar iniciativa referente a questões de âmbito nacional que firam a ética jornalística: Esta alternativa também está correta em relação às atribuições da Comissão, que deve agir em casos que afetam a ética jornalística em escala nacional.

Lembre-se de sempre buscar pelo entendimento do contexto e verificar o que é efetivamente estabelecido por normas e códigos de conduta. Isso ajudará a evitar pegadinhas e responder com mais confiança em provas de concurso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo