No que se refere ao uso de imagens para escrever o nome dos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114171 Pedagogia
No que se refere ao uso de imagens para escrever o nome dos objetos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata-se de uma atividade proposta em cartilhas e que, no geral, é descontextualizada, visto que as palavras apresentadas fazem parte do universo infantil, tais como: vovó, vovô, bebê, xarope, peteca, entre outras. A atividade, na EJA, também se pauta apenas na escrita das palavras pelos discentes e posterior correção no quadro pela professora. A atenção dos discentes e os destaques dados pela professora referem-se à escrita correta das palavras e à exploração das semelhanças e diferenças entre elas, como, por exemplo, o que difere a escrita de vovô da de vovó.
(SILVA, E.B. Aprendizagem da Leitura, Escrita e Oralidade: um olhar sobre percepções e práticas na EJA. Tese de Doutorado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016)
Considerando a descrição do trabalho pedagógico acima em uma turma de EJA, é correto afirmar que a metodologia empregada 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - pressupõe ausência de repertório e experiências no aluno adulto.

A questão em discussão aborda a metodologia utilizada para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O foco está em compreender se as estratégias empregadas são adequadas ou não para o público adulto. A descrição do trabalho pedagógico menciona o uso de imagens associadas a palavras correspondentes a um universo mais infantil, como "vovó", "vovô", "bebê", "xarope", "peteca", além de uma abordagem que se limita à escrita e correção destas palavras, sem contextualização ou consideração das experiências prévias dos alunos adultos.

Para resolver esta questão, é necessário compreender as características e necessidades específicas do público da EJA, que difere significativamente do público infantil. Os adultos já possuem um vasto repertório de experiências e conhecimentos acumulados ao longo da vida, que devem ser considerados no processo de aprendizagem.

Na alternativa correta (A), a crítica ao método de ensino empregado é que ele "pressupõe ausência de repertório e experiências no aluno adulto". Isso significa que a metodologia utilizada está ignorando o background cultural, as vivências e o conhecimento que os adultos já têm. Essa abordagem pode ser desmotivadora, pois não valoriza nem se conecta com a realidade dos alunos da EJA, além de não aproveitar suas experiências prévias como um recurso valioso no processo de alfabetização.

A escolha do vocabulário e das atividades precisa ser relevante e significativa para os alunos adultos, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva e respeitosa. Assim, ao invés de utilizar palavras e imagens do universo infantil, seria mais adequado selecionar conteúdos que estejam relacionados ao cotidiano e aos interesses dos adultos, favorecendo não só o engajamento como também a aplicação prática do que é aprendido.

Portanto, a alternativa (A) está correta porque identifica um problema real na aplicação de estratégias pedagógicas na EJA, destacando a importância de se reconhecer e valorizar os saberes e a bagagem cultural dos alunos adultos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo