O envio de informações às partes ou a advogados por interméd...
aos recursos, bem como ao posicionamento do TST, no que
couber, julgue os próximos itens.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender a questão proposta, é fundamental ter conhecimento sobre os atos processuais no âmbito do Direito Processual do Trabalho, mais especificamente sobre a comunicação dos atos processuais.
No processo do trabalho, a comunicação oficial dos atos processuais deve ser feita de forma a garantir o direito ao contraditório e à ampla defesa. A publicação em órgão oficial, como o Diário da Justiça, é o meio tradicional e formalmente reconhecido para esse fim.
O sistema PUSH é uma ferramenta tecnológica que facilita a comunicação entre o Judiciário e as partes ou advogados. No entanto, ele tem caráter informativo e não substitui a necessidade de publicação oficial. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e outros tribunais superiores têm entendimento pacífico de que o sistema PUSH não supre a necessidade de publicação no Diário da Justiça.
Agora, analisando a questão:
Tema central: A questão aborda a validação das comunicações processuais através do sistema PUSH e sua equivalência à publicação no Diário da Justiça.
Justificativa da resposta:
A alternativa correta é E - errado, pois o envio de informações via sistema PUSH não substitui a publicação oficial em órgão competente, como o Diário da Justiça, que é o meio formal e reconhecido para a comunicação dos atos processuais.
Exemplo prático: Imagine que um advogado está esperando uma atualização sobre o andamento de um processo. Ele recebe um e-mail do sistema PUSH informando sobre uma decisão. No entanto, para que essa decisão tenha validade oficial e comece a contar prazos processuais, ela deve ser publicada no Diário da Justiça, garantindo assim que todos os envolvidos tenham ciência formal e oficial do ato.
Pegadinhas na questão: A questão pode levar ao erro ao insinuar que o sistema PUSH, por ser uma ferramenta moderna e prática, poderia substituir a publicação oficial. É crucial lembrar que, apesar de suas facilidades, o sistema não tem valor jurídico para fins de comunicação oficial dos atos processuais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. Sistema push não supre, sendo necessário as informações constarem no DJ.
Essas questões de procurador são boas demais. Rs
O Sistema Push do TJCE – SPUSH - é um serviço gratuito que tem como objetivo beneficiar a comunidade em geral no sentido de facilitar o acompanhamento dos processos selecionados pelos interessados através do envio de e-mails informando o andamento desses processos, não dispensando o uso dos instrumentos oficiais de comunicação para formalização e produção de efeitos legais
CLT
Art. 774 - Salvo disposição em contrário, os prazos previstos neste Título contam-se, conforme o caso, a partir da data em que for feita pessoalmente, ou recebida a notificação, daquela em que for publicado o edital no jornal oficial ou no que publicar o expediente da Justiça do Trabalho, ou, ainda, daquela em que for afixado o edital na sede da Junta, Juízo ou Tribunal.
Acredito que não podemos ter dois meios idênticos de comunicação, inviabilizaria o comunicado. Por isso seria apenas o diário oficial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo