João é aluno do 8° ano do Ensino Fundamental e acaba de ingr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114188 Pedagogia
João é aluno do 8° ano do Ensino Fundamental e acaba de ingressar em uma escola particular do Estado da Bahia. Após apresentar bastante dificuldade nas provas, o coordenador pedagógico permitiu que ele fizesse suas avaliações acompanhado pelos professores, que liam e explicavam a ele, em particular, os comandos das questões. Essa ação melhorou muito o desempenho do estudante.
Tendo em vista as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos, o coordenador pedagógico
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: A

A legislação educacional brasileira e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos tem como um dos seus princípios a flexibilização e adaptação das práticas pedagógicas para atender as necessidades específicas de cada aluno. Nesse contexto, a avaliação deve ser compreendida como parte do processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de promover o desenvolvimento do estudante, e não meramente como uma medida de desempenho pontual. Ela deve ser contínua, cumulativa e diagnóstica, oferecendo oportunidade para que os alunos demonstrem suas habilidades e competências em diferentes contextos.

No cenário apresentado, o coordenador pedagógico adotou uma abordagem que está em conformidade com a ideia de uma avaliação formativa, ao permitir que o aluno recebesse suporte individualizado durante as avaliações. Essa prática não apenas atende à legislação mas também segue os princípios de equidade, buscando oferecer a todos os alunos as mesmas oportunidades de aprendizado, ajustadas às suas necessidades específicas.

Essa ação é justificável uma vez que o objetivo da avaliação no contexto educacional é verificar o progresso do aluno e identificar possíveis dificuldades de aprendizagem, para que se possam tomar medidas pedagógicas que apoiem sua evolução. Portanto, a alternativa A está correta ao afirmar que o coordenador agiu certo, na conformidade da lei, pois a avaliação deve ser um processo formativo e não uma ação pontual.

É importante destacar que essa abordagem é válida tanto para escolas particulares quanto públicas, pois o que está em questão é a adaptação das práticas de ensino e avaliação às necessidades dos estudantes, o que é um princípio geral da educação brasileira, independentemente da natureza da instituição de ensino.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O artigo 24 trata das regras básicas para o ensino fundamental e médio como :

A) carga horária

B) Progressão parcial

C) classes e turmas com aluno de séries e anos distintos

D) Frequência

E) Avaliação

F) expedição de documetos

sobre a avaliação é dito

1) Existe a possibilidade de avançar em séries e cursos mediante a avaliação

2) Avaliação deve ser contínua e cumulativa, com a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, dos resultados ao logo do processo em detrimetos dos resultados de eventuais provas finais

3) possibilidade acelerar os estudos para o alunos em atraso escolar

4) Aproveitamento dos estudos concluidos com êxito

5) Recuperação obrigatória preferencialmente paralelo ao processo para alunos com baixo rendimento

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo