Determinada firma combina capital (K) e trabalho (L) por mei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403104 Economia
Determinada firma combina capital (K) e trabalho (L) por meio da função de produção Q = Kimagem-001.jpg Lß , em que Q representa a quantidade produzida do bem e imagem-002.jpg e imagem-003.jpg são constantes positivas. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A isoquanta é o lugar geométrico dos pontos em que a taxa marginal de substituição técnica permanece constante para vários níveis de produção Q.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Algumas definições preliminares:
Isoquanta – a etimologia da palavra significa mesma quantidade, ou seja, é o conjunto de todas as combinações possíveis dos insumos que são suficientes para produzir determinada quantidade de produto.
Taxa Marginal de Substituição Técnica – é a variação de um insumo em relação ao outro insumo, TMgST=∆L/∆K , ∆L (variação do trabalho) dividido pela ∆K(variação do capital), podemos, também, definir como a inclinação da isoquanta. Intuitivamente, a taxa marginal de substituição técnica é a variação do acréscimo de um insumo em relação a variação da redução do outro insumo, como as grandezas são inversas a taxa marginal de substituição técnica é negativa.
Agora, analisaremos a questão.
O erro da questão está em enunciar que a taxa marginal de substituição técnica é constante para vários níveis de produção, posto que esta afirmativa contraria um pressuposto de economia, o da taxa técnica de substituição decrescente , ele diz que, à medida que aumentamos a quantidade do fator 1 e ajustarmos o fator 2 para permanecermos na mesma isoquanta, a taxa técnica marginal de substituição técnica diminuiu, no caso de curvas de indiferenças bem comportadas. 
Gabarito: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ISO = igual, QUANTA = quantidade. Ou seja, cada isoquanta mostra as combinações de insumos (taxa marginal de substituição técnica) que fornecem o mesmo nível de produção. 

É uma função cobb-douglas. a Taxa marginal de substituição (técnica) só é constante no caso de substitutos perfeitos.

ISOQUANTA (ISO = igual; QUANTA = quantidade) ==> ocorrem quando os pontos ao longo da curva geram a mesma produção - e essa curva é que é a isoquanta; 

TMgST ==> é o termo que define a inclinação da isoquanta; como a TMgST é decrescente, a inclinação também será.


Ou seja, a questão erra ao afirmar que a TMgST permanece "constante"!


Complementando, o que se torna constante é a Umg (Utilidade Marginal) para quaisquer pontos da curva de Isoquanta! 


A taxa marginal de substituição técnica - TMST indica quantas unidades de um insumo são  necessárias  para  dispor  uma  unidade  do  outro  insumo  e  manter  a produção no mesmo patamar. 


ERRADO


Isoquanta ou linha de igual produção ou curva de indiferença da produção. 

Iso= igual

Quanta= quantidade

Combinação de X1 e X2 que resultará sempre na mesma quantidade produzida.



Taxa Marginal de Substituição Técnica: Informa qual acréscimo deve ser feito para compensar uma queda na quantidade do outro insumo e mesmo assim manter o nível de produção. 

Exemplo: Se tenho x quantidade de trabalhadores (trabalho) e demito y quantidade, quanto tenho que aumentar o número de máquinas (capital) para manter o mesmo nível de produção?


Ou seja, a taxa marginal de substituição técnica NÃO  é constante porque na verdade ela mede a inclinação da isoquanta.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo