Com relação às transformações no capitalismo contemporâneo e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327304 Serviço Social
Com relação às transformações no capitalismo contemporâneo e seus desdobramentos na seguridade social brasileira, julgue os itens a seguir.



O predomínio contemporâneo da monetarização da seguridade social brasileira rompe com o padrão capitalista de Estado neoliberal meritocrático.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.Vai ao encontro com o padrão capitalista de Estado Neoliberal. Opera-se atualmente um largo processo de desmonte das políticas sociais destinadas a reprodução social dos subalternizados ao capital, alargando-se a apropriação privada de parte do fundo público pelos rentistas, donos do capital que porta juros. E os mecanismos estratégicos para tanto são a transferência crescente de recursos sociais para a esfera financeira de um lado – por meio das contra-reformas das políticas sociais e do repasse de recursos do fundo público para o pagamento da dívida – e, de outro lado, os programas de transferência de renda que, além de alimentar o capital portador de juros por sua lógica, enfatizam a focalização das políticas sociais em detrimento das conquistas de universalização duramente alcançadas pela classe trabalhadora. Tais programas configuram-se na estratégia do capital portador de juros de financeirização da vida social e contribui para a contra-reforma das políticas sociais e da Seguridade Social.

No Brasil, as políticas de saúde, previdência e assistência social, a partir da década de 1990, são alvo de regressivas reformas no momento em que a crise do capital – fruto das contradições do processo de acumulação – passa a ser respondida por meio de medidas denominadas neoliberais. O orçamento da seguridade passa a ser o mais afetado por estes ajustes fiscais praticados nos últimos governos em nome da “redução do déficit nas contas públicas”. E a finalidade destas reformas para o grande capital consiste em suprimir os direitos sociais já conquistados e alargar as “conquistas” do capital. 

Não rompe... caminham juntos!

rompe não amorzão só fortalece!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo