A turbulência econômica que sacode os mercados mundiais des...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
Vamos entender melhor o contexto desta questão. A crise econômica que se intensificou a partir de 2008 teve um impacto significativo na Europa, especialmente em países como Grécia, Espanha, Portugal, Irlanda e Itália. Esta situação gerou uma turbulência nos mercados financeiros e questionou a capacidade de países da zona do euro em manter sua estabilidade econômica.
A alternativa D está correta porque, para evitar o colapso da moeda comum europeia, o euro, os países da União Europeia (UE) adotaram medidas rigorosas de controle orçamentário. Esse tipo de abordagem envolveu a imposição de políticas de austeridade, que são medidas rígidas para controlar gastos públicos e reduzir déficits orçamentários.
Os demais itens, no entanto, apresentam algumas incorreções:
- A - A dissolução da União Europeia não é uma solução viável ou indicada para a crise; ao contrário, os esforços foram direcionados para fortalecer a união e a colaboração entre os países membros.
- B - A crise não demonstra que blocos econômicos não têm futuro na globalização. Ainda existem muitos exemplos de blocos econômicos que são bem-sucedidos e fundamentais para a economia global.
- C - A crise afetou principalmente os países que adotaram o euro, mas não todos os integrantes da União Europeia, já que nem todos os membros da UE utilizam o euro como moeda.
- E - Apesar das economias alemã e francesa serem fortes, elas não são imunes aos efeitos da crise na zona do euro. Portanto, há sim uma conexão entre a crise da zona do euro e outras regiões do mundo.
Para resumir, a resposta correta é D porque reflete a realidade das medidas adotadas pela União Europeia para salvar o euro e evitar um colapso econômico maior, através de rígidos controles orçamentários e políticas de austeridade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo