Em 1989, iniciaram-se estudos aprofundados sobre a síndrome ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374726 Medicina

Em 1989, iniciaram-se estudos aprofundados sobre a síndrome compartimental abdominal (SCA), uma complicação grave de certos estados patológicos, que pode causar morbidade e mortalidade significativas aos pacientes. Acerca da SCA, julgue o item seguinte.


A reposição hídrica vigorosa e a transfusão maciça são medidas importantes no sucesso do tratamento da SCA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

A questão aborda a síndrome compartimental abdominal (SCA), uma condição médica grave que ocorre quando há aumento da pressão intra-abdominal, resultando em comprometimento de órgãos abdominais e, potencialmente, de outros sistemas do corpo.

Para resolver essa questão, é necessário compreender que a SCA não é tratada eficazmente apenas com reposição hídrica vigorosa e transfusão maciça. Na verdade, uma reposição excessiva de fluidos pode, paradoxalmente, agravar a condição, aumentando ainda mais a pressão intra-abdominal.

A estratégia de tratamento da SCA é reduzir a pressão intra-abdominal. Isso pode envolver medidas como:

  • Descompressão cirúrgica, se necessário.
  • Melhorar a posição do paciente para facilitar a drenagem.
  • Gestão cuidadosa de fluidos, evitando sobrecarga.

Por que a alternativa está correta ao ser 'E - errado':

A declaração de que a reposição hídrica vigorosa e a transfusão maciça são medidas importantes para o sucesso do tratamento da SCA está incorreta. Estas medidas podem, na verdade, piorar a condição, aumentando a pressão dentro do abdômen.

Conclusão: O tratamento adequado da SCA requer controle cuidadoso do balanço de fluidos e, em casos graves, pode necessitar de intervenções mais diretas, como a descompressão cirúrgica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto apresenta uma informação equivocada sobre o tratamento da Síndrome Compartimental Abdominal (SCA). Na verdade, a reposição hídrica vigorosa e a transfusão maciça não são medidas importantes para o sucesso do tratamento da SCA. Na verdade, o tratamento é realizado com a descompressão cirúrgica imediata da cavidade abdominal, que é considerado o único tratamento eficaz para essa condição. É importante destacar que a SCA é uma síndrome grave e que requer um diagnóstico precoce e tratamento imediato para evitar complicações e mortalidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo