O Balanced Score Card (BSC) é um importante instrumento de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2096283 Administração Geral
O Balanced Score Card (BSC) é um importante instrumento de gerenciamento que permite a medição e a gestão do desempenho. Com relação às perspectivas do BSC, analise as afirmativas as seguir.
I. Perspectiva Financeira: representa metas a curto prazo, a fim de gerar retornos acima do capital investido na unidade de negócio. II. Perspectiva Clientes: representa metas para operações, logística, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços da sociedade empresária. III. Perspectiva Processos Internos: desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional; os processos internos são prioritários para criar um clima que dê suporte à mudança, à inovação e ao crescimento organizacional.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Balanced Scorecard – BSC. 

Diante disso, vamos a uma breve explicação. 

Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros). 
Nesse sentido, o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de controle que busca dar uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso e das diferentes dimensões do desempenho, como forma de sanar as deficiências dos sistemas tradicionais de gestão. 
O Scorecard serve de base para comunicar e obter o compromisso da alta liderança com a estratégia da organização e incentiva o diálogo entre as unidades de negócio e executivos das organizações. 
Desse modo, o Balanced Scorecard é uma ferramenta recente que permite à alta administração focalizar a atenção de suas organizações nas estratégias para o sucesso a longo prazo, ou seja, comunica o compromisso da alta liderança com a estratégia da organização, bem como incentiva o diálogo entre as unidades de negócio e executivos das organizações. 
O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processo interno; aprendizado e crescimento. 

A primeira perspectiva, Financeira, aborda-se questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos. 
A segunda perspectiva, Clientes, aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes. 
A terceira perspectiva, Processos Internos, refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística etc. 
A Perspectiva de Aprendizado e crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação. 
Por fim, ressalta-se que o BSC cria uma relação de causa e efeito entre as perspectivas. Isso acontece por meio dos mapas estratégicos, que tem como objetivo melhorar a visualização da estratégia e as relações de causa e efeito entre as perspectivas. Este mapa cria um marco comum e inteligível para todos os órgãos sobre a estratégia da organização e as relações de causa e efeito das perspectivas. 

Ante o exposto, vamos avaliar cada afirmativa. 
I. Incorreta. A perspectiva financeira visa a gerar retornos acima do capital investido na unidade de negócio, mas não tem foco em metas de curto prazo. Assim, a questão ficou incorreta quando a afirmativa restringiu a Perspectiva Financeira a metas de curto prazo. 
II. Correta. A perspectiva clientes é a estratégia para criar valor e diferenciação a partir da perspectiva do consumidor. A afirmativa transcreveu um trecho do autor Zenone. 
III. Incorreta. Na perspectiva processos internos, identificamos os processos mais críticos para o negócio, os quais a empresa precisa alcançar excelência. Ademais, o clima está relacionado a perspectiva aprendizado e crescimento e não a processos internos. 

Gabarito do Professor: Letra “B".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

comentario do prof ?????

I. Perspectiva financeira serve para monitorar se a estratégia está contribuindo para melhora dos resultados financeiros. Não se restringe à análise de curto prazo.

III. Perspectiva dos processos internos está relacionada aos processos da organização que são críticos para a consecução dos objetivos estabelecidos na perspectiva financeira e do cliente.

A meu ver esse gabarito não está certo.

Acredito que a I esteja sim correta, mas entendo que o "curto prazo" pode ser o aspecto que a tornou errada, porém vou aguardar mais comentários.

II - essa não me pareceu ser a perspectiva do cliente mas sim dos processos internos.

a III diz respeito à perspectiva de aprendizado e crescimento, portanto, não poderia ser processo interno.

Se a perspectiva processo interno significa isso, a perspectiva aprendizado e crescimento serve pra quê? kkkkkkkk piada

Eu não sei o que acontece com o examinador da FGV. Na boa, não dá para entender.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo