Uma fábrica de móveis que utiliza o método de depreciação li...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80707 Contabilidade Geral
Em cada um dos itens abaixo , é apresentada uma situação
hipotética acerca de diversas operações contábeis, seguida de uma
assertiva a ser julgada.
Uma fábrica de móveis que utiliza o método de depreciação linear para todo o imobilizado adquiriu uma nova máquina para melhorar a fabricação de seus produtos. Os gastos com a aquisição da máquina, em reais, são apresentados na tabela abaixo.

Imagem 017.jpg

Nessa situação, considerando que o tempo estimado de vida econômica da máquina seja de 15 anos, com valor residual zero, após o segundo ano de uso, deverá estar contabilizado na conta depreciação acumulada vinculada a esta máquina o valor de R$ 60.000,00.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: Item correto

Máquinas e equipamentos classificados no ativo imobilizado são elementos corpóreos, utilizados na atividade fim da empresa. Integram o custo do equipamento adquirido todos os gastos incorridos na sua aquisição exceto aqueles que são recuperáveis. Assim, além do valor do bem adquirido, são computáveis como parte do custo dos elementos do ativo imobilizado os valores relativos a: fretes, seguros, comissões, tributos não recuperáveis, instalação, montagem, etc.

No exemplo dado pela questão, o custo do ativo será composto por:

Custo da Máquina + gastos com frete + gastos com a consultoria que orientou a compra da máquina => 420.000 + 10.000 + 20.000 = 450.000

O valor da depreciação acumulada após o segundo ano de uso será de: 450.000 x 2/15 = 60.000

Todos os custos e gastos relativos a compra  e necessarios para a  instalacao  e efetivo funcionamento do bens do imobilizados deverao ser computados no custo de aquisicao.

pq o custo de financiamento com o fornecedor nao entra?

entraria como financiamento normal (contas financiamentos, juros a apropriar, etc)?
Observe que não é custo de financiamento "COM O FORNECEDOR" , mas sim "PELO FORNECEDOR" , o enunciado quer dizer que é o fornecedor que está arcando com esse custo, e não o adquirente. 
Sobre o último item da tabela:
Pessoal, para ter certeza que o último item da tabela não entra no custo de aquisição do Ativo, é só ter em mente o CPC 27 Ativo Imobilizado:
16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende: ... (b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;
Apesar de ser uma atitude positiva da empresa ter essa preocupação de evitar retrabalhos, isso não é uma fator imprescindível para que a máquina comece a funcionar. Ou seja, é legal a empresa fazer isso, mas se não fizer, a máquina vai funcionar do mesmo jeito!
Por isso "gastos de reorganização do fluxo operacional para evitar retrabalhos" não entra no custo de aquisição da máquina.

Bons estudos a todos!
Liz

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo