A política de formação de jovens empreendedores de periferia...
Considerando-se os diferentes objetivos e fases na avaliação, entende-se que os indicadores propostos se relacionam à dimensão de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento em Indicadores de avaliação.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzalez (2009):
O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado.
Já a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) possui uma visão mais restrita sobre indicadores:
Sua característica principal é a existência de fórmulas mais complexas para seu cálculo que preconizam, no mínimo, uma razão (conta de dividir) entre duas informações. Se não houver divisão de duas informações, então não existe indicador genuíno, apenas uma informação (ou um número “puro”).
As políticas públicas precisam ser avaliadas em relação aos seus resultados (benefícios provenientes das ações empreendidas) ou em relação ao seu impacto (efeitos das estratégias governamentais a médio e longo prazos), dimensões específicas relacionadas a políticas públicas, sem um paralelo perfeito relacionado a instituições.
Nesse sentido, o indicador adequado a mensuração após o término do curso: número de negócios próprios criados ainda em funcionamento e nível de renda e melhoria de qualidade de vida refere-se ao indicador “efetividade transformacional”, já que intenciona a comparação entre melhorias alcançadas versus o cenário anterior, para verificar a efetividade do planejamento, desvios e necessidade de replanejamento.
Posto isso, vamos à análise das alternativas.
A) ERRADO. Os indicadores de custo-eficiência, referem-se a medidas quantitativas que avaliam a eficácia de uma organização na utilização de recursos para se atingir objetivos. Exemplos de indicadores de custo de eficiência: custo por unidade, margem de lucro, eficiência operacional, retorno sobre investimentos dentre outros. Os indicadores de custo - eficiência não se referem ao descrito no enunciado da questão, estão relacionado a efetividade transformacional.
B) CERTO. De fato, os indicadores propostos se referem a dimensão efetividade transformacional, que trata-se de métricas que avaliam o impacto e a eficácia dos processos, iniciativas ou mudanças significativas dentro de uma organização. Considerando o enunciado da questão observa-se aplicação de métricas que sinalizam novas práticas que irão mensurar nível de renda e melhoria de qualidade de vida e assim, alinha-se a dimensão efetividade transformacional.
C) ERRADO. Os indicadores da dimensão eficácia processual refere-se a métricas que avaliam a eficiência, qualidade e desempenho dos processos dentro de uma organização. Eles servem para medir o quão bem uma organização executa suas atividades operacionais e entrega seus produtos e serviços. Considerando o enunciado da questão, a resposta correta alinha-se a dimensão efetividade transformacional.
D) ERRADO. Os indicadores da dimensão insumo – produto relaciona-se a métricas que avaliam a relação entre recurso (insumos) utilizados por uma organização e os resultados (produtos) obtidos a partir desses recursos. Considerando o enunciado da questão, a resposta correta alinha-se a dimensão efetividade transformacional.
E) ERRADO. O marco zero refere-se ao ponto inicial de partida que a partir do qual são avaliados progressos, mudanças e desempenho. No caso do descrito do enunciado da questão evidenciamos a dimensão efetividade transformacional já que esta dimensão refere-se a transformações significativas relacionadas ao bem estar, qualidade de vida e mudanças em geral na vida das pessoas.
Gabarito do Professor: Letra “B”
Fonte: Elaboração de desempenho organizacional – Diretoria de desenvolvimento Gerencial Programa Gestão Estratégica, Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Existem diferentes modalidades ou dimensões de avaliação de políticas públicas, tais como:
Eficácia: mede o grau de alcance dos objetivos e metas estabelecidos pela política pública.
Eficiência: mede a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos pela política pública.
Efetividade: mede o impacto ou a transformação causada pela política pública na realidade social.
Relevância: mede o grau de adequação da política pública às necessidades e demandas da sociedade.
Sustentabilidade: mede a capacidade da política pública de se manter ao longo do tempo e de gerar benefícios duradouros.
No caso dos indicadores sugeridos pelo assessor da secretaria, eles se relacionam à dimensão de efetividade, pois buscam mensurar o impacto ou a transformação que a política de formação de jovens empreendedores de periferias causou na vida desses jovens, tanto em termos econômicos quanto sociais.
Os indicadores avaliam o IMPACTO efetivo na vida dos jovens empreendedores de periferias.
…número de negócios próprios criados ainda em funcionamento e nível de renda e melhoria de qualidade de vida. Isso significa que houve um impacto e, quando há impacto, é efetividade. Portanto, letra B.
FGV inventa coisa, esse termo não se encontra em nenhuma literatura
Foi efetivo, pois causou impacto social.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo