Qual o objetivo das regras propostas por Freud, em 1912, no ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos discutir a questão apresentada sobre as recomendações de Freud na prática psicanalítica. A alternativa correta é a alternativa C: Criar no analista a contrapartida da regra fundamental imposta ao analisando.
Freud, em seu texto de 1912 “Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise”, propôs normas para orientar a prática dos analistas. Ele enfatizou a importância de uma atitude específica por parte do analista, que é essencial para a eficácia do tratamento.
Vamos analisar cada alternativa para entender melhor:
Alternativa A: Garantir a efetividade da psicanálise, impedindo que as ambições pedagógicas interfiram no processo analítico.
Embora a efetividade da psicanálise seja um objetivo geral, o foco das recomendações de Freud não era especificamente impedir as ambições pedagógicas. O objetivo principal era mais direto em relação à postura do analista durante o processo terapêutico.
Alternativa B: Eliminar a formação de contratransferências no analista com o controle das ambições pedagógicas.
Freud reconheceu a importância de entender e manejar a contratransferência, mas suas recomendações de 1912 não tinham como objetivo principal eliminar contratransferências. Elas focavam na atitude do analista em relação ao tratamento.
Alternativa C: Criar no analista a contrapartida da regra fundamental imposta ao analisando.
Esta é a alternativa correta. Freud introduziu a regra da neutralidade técnica, onde o analista deve manter uma postura de escuta atenta, sem julgamentos ou direções, permitindo que o analisando associe livremente. Isso é a contrapartida da regra da associação livre imposta ao analisando.
Alternativa D: Diminuir o aparecimento de resistências no analisando.
Apesar de a diminuição das resistências ser um efeito desejado, as recomendações de Freud não visavam diretamente esse objetivo. A questão das resistências está mais ligada ao trabalho interpretativo do analista.
Alternativa E: Articular a teoria do recalque secundário à prática clínica.
Essa alternativa parece confundir conceitos específicos. As recomendações de Freud eram sobre a postura técnica do analista, e não uma articulação teórica específica como a do recalque secundário.
Entender a postura técnica na psicanálise é fundamental para quem deseja se aprofundar na prática clínica recomendada por Freud. Espero que estas explicações tenham sido úteis para a sua compreensão. Continue estudando com dedicação!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alguém poderia comentar por favor? Não entendi
Marquei a A e erreiiiiiiii
Alguém pode explanar sobre a correta?
Item correto é a alternativa C. Ou seja, o analista deve calar a boca para o analisando poder falar.
Resposta certa: C - Criar no analista a contrapartida da regra fundamental imposta ao analisando.
A regra fundamental da psicanálise é a associação livre, que o paciente possa comunicar tudo (sem crítica ou seleção) ao médico. Assim a contrapartida da regra fundamental para o médico é a atenção flutuante: escutar o que o paciente diz sem dirigir a atenção para um ponto específico.
Gab C
A regra fundamental da psicanálise é a associação livre, que o paciente possa comunicar tudo (sem crítica ou seleção) ao médico. Assim a contrapartida da regra fundamental para o médico é a atenção flutuante: escutar o que o paciente diz sem dirigir a atenção para um ponto específico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo