Analise as informações sobre os componentes linguísticos do...
I.As interjeições: "Ué!"e "Vixe!" exemplificam frases nominais. II.As expressões: "sentença bíblica" e "pássaros engaiolados" exemplificam concordância nominal em gênero e em número. III.Na frase: "O saber é o SABER!" - temos: substantivos formados pela derivação imprópria, concordando com seus determinantes em gênero e em número. IV.Todos os termos da série: "outra", "alguém", "que", "do" são invariáveis. V.Na frase: "Escolas que¹ são asas não² amam pássaros³ engaiolados", temos: dois monossílabos que pertencem à mesma classe gramatical e um substantivo com 8 letras e oito fonemas.
Estão CORRETAS:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I.As interjeições: "Ué!"e "Vixe!" exemplificam frases nominais. Correto. Frases nominais são aquelas que não são formadas por verbo.
II.As expressões: "sentença bíblica" e "pássaros engaiolados" exemplificam concordância nominal em gênero e em número. Correto. "sentença" e "bíblica" concordam em número, pois estão no singular; "pássaros" e "engaiolados" também concordam em número (singular);
III.Na frase: "O saber é o SABER!" - temos: substantivos formados pela derivação imprópria, concordando com seus determinantes em gênero e em número. Correto. "O saber é o SABER" é um caso de substantivação do verbo "saber", ocorrendo, neste caso, uma derivação imprópria (verbo transformado em substantivo) concordando com seus determinantes em gênero e em número (artigo "o" no singular).
IV.Todos os termos da série: "outra", "alguém", "que", "do" são invariáveis. Errado. A resposta está no próprio exemplo dado pela alternativa, o termo "outra" já é uma variação do termo "outro", no qual o gênero mudou do masculino para o feminino. Igualmente, o termo "do" também varia, pois se trata da preposição "de" mais o artigo "o", podendo variar para "da".
V.Na frase: "Escolas que¹ são asas não² amam pássaros³ engaiolados", temos: dois monossílabos que pertencem à mesma classe gramatical e um substantivo com 8 letras e oito fonemas. Errado. Apesar de serem monossílabos, as palavras "que" e "não" não são da mesma classe gramatical, o "que" é um pronome relativo e o "não" é um advérbio.
que é pronome, não é adverbio de negação e pássaros é substantivo.
Outro detalhe no Item V é que "pássaros" de fato é um substantivo com 8 letras, mas tem 7 fonemas pois o "ss" representa um som apenas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo