A distócia de parto é definida como qualquer perturbação no ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A, que afirma que a distócia funcional é caracterizada como a alteração na força motriz durante o trabalho de parto.
Vamos entender melhor o tema abordado na questão:
A distócia de parto refere-se a qualquer dificuldade no progresso normal do parto, que pode ser causada por problemas nos fatores que participam do processo. A FEBRASGO classifica as distócias em diferentes tipos, dependendo da origem do problema, como distócias funcionais, ósseas, entre outras.
Alternativa A: A distócia funcional relaciona-se com problemas na força que impulsiona o trabalho de parto, como as contrações uterinas. Essa é a resposta correta, pois define precisamente a distócia funcional.
Alternativa B: A afirmação de que a distócia por hipotonia uterina é um tipo de distócia óssea está incorreta. A hipotonia uterina, que é uma fraqueza das contrações, é um exemplo de distócia funcional, e não óssea.
Alternativa C: Esta opção está incorreta ao afirmar que a distócia por hiperatividade uterina é um exemplo de distócia do trajeto. Na verdade, a hiperatividade uterina se refere a um problema de contrações, logo, é uma distócia funcional.
Alternativa D: As distócias de trajeto não se referem a anormalidades atribuídas ao feto e às relações materno-fetais. Elas dizem respeito a alterações no canal de parto, como obstruções ou anomalias anatômicas.
Compreender os diferentes tipos de distócia é crucial para garantir um manejo adequado do parto e, por isso, é um tema frequentemente abordado em concursos na área de saúde da mulher.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pode-se definir distocia como qualquer perturbação no bom andamento do parto em que estejam implicadas alterações em um dos três fatores fundamentais que participam do parto:
Força motriz ou contratilidade uterina – caracteriza a distocia funcional
Objeto – caracteriza a distocia fetal
Trajeto (bacia e partes moles) – caracteriza a distocia do trajeto
Tipos de distórcia funcional: Distocia por hipoatividade uterina, Distocia por hiperatividade uterina, Distocia por hipertonia, Distocia de dilatação
DISTOCIA DO TRAJETO
Deve-se à presença de anormalidades ósseas ou de partes moles, o que gera um estreitamento do canal de parto e dificulta ou até impede a evolução normal do trabalho de parto e a passagem do feto.
DISTOCIAS ÓSSEAS
São anormalidades no formato, no tamanho ou nas angulações da pelve, o que torna difícil ou até impede o parto por via vaginal. Para diagnosticá-las, o principal meio de avaliação ainda é clínico, através da pelvimetria, apesar da possibilidade de realização de radiografias de quadril ou ressonância magnética da pelve, para as quais reservamos os casos mais dúbios.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo