Os métodos contraceptivos tem a função de impedir uma gravid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1759539 Enfermagem
Os métodos contraceptivos tem a função de impedir uma gravidez indesejada. Alguns métodos preservativos/contraceptivos, também servem como barreiras contra doenças sexualmente transmissíveis. Os contraceptivos de barreira são aqueles que impedem a entrada do esperma no útero. São contraceptivos de barreira, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Pílula.

Vamos entender melhor este tema. Os métodos contraceptivos são essenciais para o planejamento familiar e para a prevenção de gravidezes indesejadas. Eles podem ser divididos em várias categorias, incluindo métodos hormonais, de barreira, comportamentais, entre outros.

Os contraceptivos de barreira são aqueles que, como o nome sugere, criam uma barreira física que impede a passagem dos espermatozoides para o útero, evitando assim a fertilização. Eles são também eficazes na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Vamos analisar cada uma das alternativas:

A - Preservativo conhecido como camisinha: Este é um clássico exemplo de método de barreira. A camisinha impede que o esperma entre no útero e também oferece proteção contra DSTs. Portanto, é corretamente classificada como um contraceptivo de barreira.

B - Capuz cervical: Este dispositivo é colocado sobre o colo do útero e impede a entrada de espermatozoides. Assim, ele também se encaixa como um método de barreira.

C - Esponja contraceptiva: Esta esponja contém espermicida e é projetada para cobrir o colo do útero, bloqueando a passagem dos espermatozoides. Assim como o capuz cervical, a esponja é outro exemplo de contraceptivo de barreira.

D - Pílula: A pílula contraceptiva é um método hormonal. Ela funciona através da liberação de hormônios que impedem a ovulação, e não atua como uma barreira física. Por esta razão, ela não é considerada um contraceptivo de barreira e é a resposta correta para a pergunta "exceto".

E - Nenhuma das respostas anteriores: Esta alternativa não é correta porque a pílula, listada na alternativa D, não é um método de barreira.

Entender a diferença entre os métodos contraceptivos é crucial para responder corretamente este tipo de questão em um concurso. Espero que esta explicação tenha sido útil para você!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO B, PÍLULAS SÃO MÉTODOS HORMONAIS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo