A respeito dos programas de controle ou erradicação de doenç...
A respeito dos programas de controle ou erradicação de doenças dos animais, julgue o item subsequente. Nesse sentido, considere que a sigla PNCEBT, sempre que empregada, se refere ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal.
O Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância
para a Febre Aftosa para o período de 2017 a 2026 tem por
objetivo ampliar as zonas livres da doença com vacinação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: Errado
O item aborda os programas de controle ou erradicação de doenças dos animais, mais especificamente, o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa. A questão exige conhecimento sobre as estratégias e objetivos dos programas de vigilância sanitária em saúde animal no Brasil.
O Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) tem por objetivo a erradicação da febre aftosa no território nacional. No entanto, a afirmação de que busca ampliar as zonas livres da doença com vacinação está incorreta. O real objetivo do plano é estabelecer zonas livres sem vacinação, dado o estágio avançado do controle da doença no Brasil e a busca por reconhecimento internacional.
Portanto, a questão está errada porque o foco do plano é a transição para zonas livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação, o que representa um avanço significativo na vigilância sanitária e na segurança da produção animal.
Em contraste, a sigla PNCEBT refere-se ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, que não é o foco da questão, mas é usada na introdução para contextualizar o uso de siglas em programas de saúde animal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ampliar zonas livres SEM VACINAÇÃO
Errado.
O objetivo do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNVFA) para o período de 2017 a 2026 é, de fato, erradicar a febre aftosa no Brasil. A meta é ampliar as zonas livres da doença sem vacinação, com o objetivo de alcançar o status de país livre de febre aftosa sem a necessidade de vacinação, nas áreas em que a doença foi erradicada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo