Qual a função das vírgulas presentes em “O tomate, um delic...
Curiosidades que tornam o tomate um vegetal único
O tomate, um delicioso alimento, foi revalorizado ao longo de centenas de anos e agora é considerado um dos vegetais mais benéficos para a saúde das pessoas, informa a Encyclopedia of Life (EOL).
Sem o tomate não _________ pizza, lasanha ou espaguete à bolonhesa. O gaspacho (sopa fria espanhola) não _______ tomates nem qualquer uma das centenas de pratos que incluem esse vegetal vermelho entre seus ingredientes. Entretanto, nenhum desses alimentos _________ sem a chegada dos colonizadores à América no final do século 15, explica a EOL.
Embora atualmente seja encontrado em todo o mundo, acredita-se que as primeiras plantações de tomate tenham surgido no oeste da América do Sul, no que hoje é a região do Peru e do Equador. A EOL afirma que, no século 16, quando os europeus chegaram ao México, os povos nativos também já cultivavam tomates há muito tempo.
No século 19, o tomate havia sido incorporado à dieta dos europeus, assim como sua agricultura, diz a Encyclopedia of Life. No entanto, os livros de botânica franceses de 1600 descreviam a planta como "mais agradável aos olhos do que ao paladar e ao olfato, porque comer a fruta causa nojo e vômito". Não se sabe se os tomates daquela época eram realmente ruins ou se o paladar europeu não aceitava seu novo sabor.
O tomate foi usado na medicina após sua aceitação como alimento. A EOL diz que, em 1770, o médico inglês William Salmon começou a usar o vegetal como loção para tratar queimaduras, coceiras, úlceras, feridas, dores nas costas, dores de cabeça, gota e até ciática.
(Fonte: National Geographic — adaptado.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Indicar aposto.
Vamos entender por que a alternativa correta é a letra A e por que as demais estão incorretas.
A questão aborda o tema da pontuação, especificamente o uso da vírgula para separar elementos na frase.
No trecho "O tomate, um delicioso alimento, foi revalorizado ao longo de centenas de anos [...]", as vírgulas são usadas para indicar um aposto. Aposto é um termo que explica, esclarece ou especifica um substantivo. No caso, "um delicioso alimento" está explicando o substantivo "tomate".
Vamos analisar as alternativas incorretas:
B - Separar o adjunto adnominal do restante da frase:
Esta alternativa está incorreta porque um adjunto adnominal é um termo que se associa diretamente a um substantivo para qualificá-lo ou determiná-lo, mas ele não é separado por vírgulas. No exemplo, "um delicioso alimento" não é um adjunto adnominal, mas sim um aposto.
C - Indicar vocativo:
A vírgula para indicar vocativo é usada para chamar ou invocar alguém ou algo, como em "Ana, venha aqui". No trecho dado, "um delicioso alimento" não está chamando nem invocando ninguém, logo, essa alternativa também está incorreta.
D - Apontar o objeto direto da frase:
O objeto direto é o complemento de um verbo transitivo direto e não é separado por vírgulas. Na frase, "o tomate" é o sujeito e não o objeto direto, portanto, esta alternativa está errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O aposto é um termo usado para explicar, resumir ou comentar um termo anterior. Para isso, o aposto pode aparecer entre vírgulas, isolando o termo do restante da oração. Observe:
“Fubá, o meu gato, dorme o dia inteiro.”
“Alexandre, o Grande, foi rei da Macedônia.”
“Marília Mendonça, cantora brasileira, fez sucesso no gênero sertanejo.”
Fonte: www.deportugues.com.br
aposto usado para explicar termos
aposto: explicação
aposto usado para eexplicar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo