A transição para a vida extrauterina é um evento altamente e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2592675 Fisioterapia

A transição para a vida extrauterina é um evento altamente estressante, pois o recém-nascido (RN) passa de um ambiente escuro, quente e úmido, com estímulos sensoriais filtrados e adequados ao seu desenvolvimento para um ambiente completamente oposto, especialmente se precisa de internação em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN).


Analise as afirmativas a seguir relativas às estratégias utilizadas para humanizar o atendimento dos RN nas UTIN.


I. Na tentativa de minimizar os riscos ao desenvolvimento do sistema auditivo do RN, têm sido realizadas modificações comportamentais como: tom de fala mais baixo dos profissionais, uso de sapatos adequados, prática de silenciar os alarmes sonoros assim que forem acionados, abrir e fechar as portinholas com cuidado e evitar a colocação de materiais em cima da incubadora.

II. Para minimizar à exposição ao excesso de iluminação são realizadas modificações estruturais da UTIN com materiais reflexivos, são utilizadas coberturas de tecido claro nas incubadoras, luzes coletivas de procedimentos, bem como horários específicos de redução de luz.

III. Dentre essas estratégias para evitar a hipotermia, devem ser considerados: aquecer o estetoscópio antes de examinar o neonato, lavar as mãos com água aquecida antes do manuseio, evitar a abertura da portinhola, agrupar os cuidados para evitar o manuseio frequente e aquecer oxigênio e gases medicinais utilizados para a ventilação.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas