Analise as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos abordar o tema central da questão, que é a farmacologia em psiquiatria infantil. Estamos lidando com o efeito e a tolerabilidade de medicamentos em crianças, adolescentes e adultos em diferentes contextos psiquiátricos.
Para resolver essa questão, é necessário ter algum conhecimento básico sobre psicofarmacologia na infância e adolescência, comparando a resposta a medicamentos entre diferentes faixas etárias.
Alternativa Correta: E
A afirmação E afirma que "Em geral, a meia-vida plasmática de drogas psicotrópicas é mais prolongada em crianças em relação aos adultos, dada a fase de eliminação ser mais longa". Isso está incorreto. Na realidade, crianças geralmente têm uma meia-vida mais curta para muitos medicamentos em comparação com adultos, devido ao seu metabolismo mais rápido e sistemas enzimáticos mais ativos. Isso significa que elas podem eliminar os medicamentos do corpo mais rapidamente, não mais lentamente.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Crianças pré-escolares podem de fato ter menor tolerabilidade ao uso de metilfenidato comparado com crianças mais velhas por questões de desenvolvimento e absorção do medicamento.
B - Os estimulantes semelhantes à anfetamina são mais propensos a induzir euforia em adultos do que em crianças, devido à maior percepção e experiência dos adultos com estados emocionais alterados.
C - É verdade que jovens expostos a antipsicóticos de segunda geração tendem a ganhar mais peso do que adultos, pois seus corpos ainda estão em desenvolvimento e respondem de maneira diferente aos medicamentos.
D - Antidepressivos serotonérgicos podem realmente aumentar o risco de ideação e tentativas suicidas entre crianças e adultos jovens, enquanto essa tendência não é observada da mesma forma em pessoas de meia-idade ou idosos.
Essas análises são fundamentais para entender como as drogas psicotrópicas afetam diferentes grupos etários, e a importância de ajustar tratamentos de acordo com a faixa etária do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo