Um movimento oblíquo carrega consigo, basicamente em condiçõ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Física |
Q2006294 Física
Um movimento oblíquo carrega consigo, basicamente em condições ideais, dois tipos básicos de energia: a energia cinética e a energia potencial. Sobre esses dois tipos de energia no movimento, é correto afirmar que 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No ponto mais baixo da parábola também não teria a energia potencial, logo acredito que näo poderia ser a alternativa A. Na minh visão a correta seria a C, pois no ponto de altura máxima a velocidade seria igual a zero. Alguém sabe explicar esse gabarito?

Não acho que seria a alternativa A pois uma parabola tem dois pontos de altura que são iguais. Logo, em uma parabola em formato de U, o inicial e o final serão energia potencial gravitacional.

A única energia existente nos pontos mais baixos tanto de origem quanto de destino a que ele se refere é a energia cinética, se há velocidade, há movimento e há energia cinética, no momento do Vo diferente de zero, existe energia cinética, e como está perto das extremidades da parábola a energia potencial gravitacional é irrisória, porque está perto do referencial que é o solo, portanto, não tendo altura (Energia Potencial Gravitacional = -m.g.H, ou seja, -m.g.0 = 0), isso justifica o gabarito da A.

B - No ponto de lançamento e no ponto de impacto não há energia pontencial.

C e D - Na altura máxima do trajeto (H max) a energia cinética é bem menor, porque o vetor velocidade do eixo y é nulo, porque zerou em razão da aceleração da gravidade que é negativa, só existindo naquele momento no vetor velocidade resultante da trajetória o modulo igual ao Vx (vetor velocidade na horizontal, constante por ser um MRU), e se na altura máxima V = Vx, então há sim energia cinética.

E - É o contrário a fração menor da energia cinética está no topo, e a fração maior da energia potencial gravitacional é também no topo, porque quanto mais alto do referencial, maior é a Energia Potencial (obs: que por ser energia conservativa será devolvida sob a forma de trabalho na queda)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo