O médico tem o dever de saber sobre Farmacologia e suas aco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2464891 Medicina
O médico tem o dever de saber sobre Farmacologia e suas acoes no organismo humano, para reservar a vida e suas reações farmacológicas. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta :

I - Os medicamentos chegam ao sistema nervoso central (SNC) através dos capilares encefálicos e do líquido cefalorraquidiano. Embora o cérebro receba cerca de um sexto do débito cardíaco, a penetração do fármaco é restrita por conta das características de permeabilidade do cérebro. Embora alguns fármacos solúveis em lipídios (p. ex., tiopental) entrem no encéfalo rapidamente, os compostos polares não o fazem.
II - Os fármacos podem entrar diretamente no líquido cefalorraquidiano ventricular pelo plexo coroide e, em seguida, difundir-se de modo passivo do líquido cefalorraquidiano para o tecido encefálico. Também no plexo coroide, os ácidos orgânicos (p. ex., penicilina) são transportados ativamente do líquido cefalorraquidiano para o sangue.
III - O índice de penetração do fármaco para o líquido cefalorraquidiano, da mesma forma que para outros tecidos, é determinado, principalmente, por extensão de ligação às proteínas, grau de ionização e coeficiente de partição lipídio-água do fármaco. O índice de penetração no encéfalo é lento para os fármacos que se ligam amplamente às proteínas e quase inexistente para as formas ionizadas de bases e ácidos fracos. Como o sistema nervoso central tem perfusão muito boa, o índice de distribuição do fármaco é determinado principalmente pela permeabilidade. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a correta porque todas as afirmações apresentadas sobre a farmacocinética dos medicamentos no sistema nervoso central (SNC) são verdadeiras. No item I, é correto afirmar que os medicamentos chegam ao SNC através dos capilares encefálicos, e que a barreira hematoencefálica restringe a penetração de muitos fármacos, especialmente os compostos polares, enquanto os lipossolúveis, como o tiopental, podem atravessar mais facilmente. No item II, é verdadeiro que os fármacos podem entrar no líquido cefalorraquidiano através do plexo coroide e depois difundir-se passivamente para o tecido encefálico, e que há transporte ativo de ácidos orgânicos do líquido cefalorraquidiano para o sangue. Finalmente, no item III, a penetração do fármaco no sistema nervoso central é influenciada por fatores como a ligação às proteínas plasmáticas, o grau de ionização e o coeficiente de partição lipídio-água, sendo que fármacos fortemente ligados às proteínas e formas ionizadas de bases e ácidos fracos têm dificuldade em atravessar a barreira hematoencefálica. Portanto, a compreensão desses conceitos é essencial para a prescrição adequada e segura de medicamentos, especialmente em relação ao SNC.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo