Considerando a avaliação por tomografia computadorizada do...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o "Sinal da Bailarina", uma característica observada em exames de tomografia computadorizada do abdome. Esse sinal é uma indicação visual que os radiologistas utilizam para identificar certas condições médicas. Para responder corretamente, é necessário conhecimento sobre como diferentes doenças se apresentam na tomografia.
Alternativa correta: A - Torção de ovário.
A torção de ovário ocorre quando o ovário se torce ao redor dos ligamentos que o sustentam, levando a uma redução no fluxo sanguíneo. Na tomografia computadorizada, o "Sinal da Bailarina" pode indicar essa condição, pois a imagem pode mostrar o ovário em uma posição característica, como se estivesse "dançando". Esse sinal é assim denominado pela disposição dos vasos e estruturas torcidas que lembram uma bailarina.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
B - Hérnia inguinal encarcerada. Esse é um caso em que o intestino ou tecido adiposo fica preso na região inguinal. Embora a tomografia possa ajudar no diagnóstico, o "Sinal da Bailarina" não é associado a essa condição. Os sinais radiológicos para hérnias são diferentes, como a presença de uma massa na região inguinal.
C - Apendicite aguda. Na apendicite aguda, a tomografia mostra sinais como o apêndice dilatado e a presença de líquido livre ou inflamação ao redor. O "Sinal da Bailarina" não é utilizado para identificar apendicite, já que esta condição tem manifestações tomográficas distintas.
D - Colecistite aguda. Esta condição é uma inflamação da vesícula biliar e na tomografia aparecem sinais como espessamento da parede da vesícula e presença de cálculos. Novamente, o "Sinal da Bailarina" não está relacionado a colecistite. O sinal radiológico para colecistite é bastante específico e diferente.
Para resolver questões como essa, é importante lembrar das características específicas que diferentes condições apresentam na tomografia. Associar corretamente sinais radiológicos às patologias ajudará a chegar à resposta certa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo