Durante o tratamento odontológico, medidas de precaução pad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243681 Odontologia
Durante o tratamento odontológico, medidas de precaução padrão diante de algumas doenças passíveis de transmissão por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a Biossegurança em procedimentos odontológicos, com foco em medidas de precaução contra doenças transmissíveis. Para resolvê-la, é essencial entender como diferentes doenças podem ser transmitidas e as precauções adequadas para cada tipo de transmissão.

A alternativa correta é a E. Este item aborda o contato direto com o paciente, exemplificado pela transmissão de doenças como a mononucleose. A precaução recomendada é o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), que são fundamentais para proteger o profissional de saúde de infecções transmitidas por contato direto com secreções ou fluídos do paciente.

Justificativa para a alternativa correta (E): O uso de EPIs, como aventais, luvas e máscaras, é uma medida padrão de biossegurança para proteção contra infecções transmitidas por contato direto, como ocorre em muitos procedimentos odontológicos. A mononucleose, por exemplo, pode ser transmitida pela saliva, destacando a importância de barreiras físicas para prevenir infecção.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: A conjuntivite não é transmitida por via aérea; geralmente, ela é transmitida por contato. Portanto, a desinfecção de secreções não é a medida padrão correta.
  • B: Manter os cabelos presos é uma medida higiênica, mas não é específica para prevenir doenças como escabiose, transmitidas por contato direto e indireto. A escabiose, sendo uma infecção cutânea, exige medidas como o uso de luvas.
  • C: O sangue pode transmitir hepatites como B e C, mas não a hepatite A, que normalmente é transmitida por via fecal-oral. Para o sangue, o uso de EPIs é essencial, mas a ligação com hepatite A está incorreta.
  • D: A imunização não é uma medida aplicável à hepatite C, uma vez que não há vacina disponível para esta doença. Para fluidos orgânicos e hepatite C, outras medidas, como o uso de EPIs, são mais apropriadas.

Entender esses conceitos auxilia na prevenção de infecções e na proteção tanto dos profissionais quanto dos pacientes durante os tratamentos odontológicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sarna ou escabiose
É transmitida pelo contacto directo entre pessoas 
com um maior risco se o contato for prolongado.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No Guia do Ministério da Saúde, a mononucleose consta como passível de transmissão por via aérea, assim como doença meningocócica, gripe ou influenza, rubéola, sarampo e tuberculose. Transmissíveis pelo sangue as hepatites e o HIV. Como não existe vacina para Hepatite A, o uso de EPI seria uma precaução padrão. Não concordo com o gabarito, minha resposta é C.

meu fio hepatite A não é transmitida por sg.

A conjuntivite pode ser causada por vírus e bactérias. Nestes casos, a conjuntivite é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados. Portanto alternativa a esta errada.

A escabiose (sarna) é transmitida pelo contato direto e não indireto como aparece na alternativa b.

A hepatite não é transmitida pelo contato com sangue e sim com alimentos ou água contaminada e pelo contato direto com pessoas infectadas.. Portanto alternativa c errada.
E a hepatite C é transmitida pelo sangue contaminado.

a-errada, a tranmissão nãos e dá por via aérea

b-errada, por contato DIRETO

c- errada, hepatite A não se transmite por sangue

d-errada, não existe vacina para a hepatite C

e-CORRETA,  transmitida principalmente pelo beijo ou contado com secreções orais

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo