O ciclo de vida de um documento arquivado é contado a parti...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
Vamos analisar a questão e as alternativas para entender melhor o motivo.
A questão aborda o ciclo de vida dos documentos arquivados, que é explicado pela Teoria das Três Idades. Essa teoria classifica os documentos em três fases distintas: corrente, intermediária e permanente, conforme a frequência de uso e a importância administrativa, legal e histórica.
Alternativa A: Documentos Correntes representam o conjunto de documentos atuais, em curso, que são objeto de consultas e pesquisas frequentes. Esta alternativa está correta. Os documentos correntes são aqueles que estão ativos e são frequentemente utilizados no cotidiano das atividades administrativas.
Alternativa B: Documentos Temporários ou Intermediários representam o conjunto de documentos oriundos de arquivos correntes que aguardam remoção para depósitos temporários. Esta alternativa está praticamente correta, exceto pelo uso do termo "temporários". O correto seria apenas intermediários, porque documentos intermediários são aqueles que já não são frequentemente consultados, mas ainda têm valor administrativo ou legal e são guardados por um período até serem descartados ou transferidos para arquivos permanentes.
Alternativa C: Documentos Permanentes representam o conjunto de documentos de valor histórico, científico ou cultural que devem ser preservados indefinidamente. Esta alternativa está correta. Os documentos permanentes são preservados por seu valor histórico, científico ou cultural e são de interesse para a pesquisa e memória institucional.
Alternativa D: Documentos que não são consultados com frequência, mas que possuem valor, devem ser classificados como Arquivo Morto. Esta alternativa está incorreta. O termo "Arquivo Morto" é incorreto na arquivística moderna, pois não reflete a realidade da gestão documental. Documentos que não são mais consultados frequentemente, mas que ainda têm valor, fazem parte dos Arquivos Intermediários. O termo "Arquivo Morto" é inadequado e não é utilizado formalmente para classificar documentos em nenhuma fase do ciclo documental.
Assim, a alternativa correta, que é a D, está incorreta devido ao uso inadequado do termo "Arquivo Morto" e à má definição da etapa intermediária dos documentos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Arquivo temporário é sinônimo de arquivo intermediário?
Alguém pra explicar? Acompanho comentários.
-------------
Edit: Obg @Diva do Arquivo
Igor. É sim. Esses são alguns sinônimos do arquivo temporário: arquivo de 2ª idade, arquivo semiativo, temporário, 2ª fase do ciclo vital, limbo ou purgatório.
B) Documentos Temporários ou Intermediários representam o conjunto de documentos oriundos de arquivos correntes que aguardam remoção para depósitos temporários;
Deixa eu ver se eu entendi, um arquivo intermediário é oriundo de um arquivo corrente. Até aí beleza...
Os arquivos intermediários aguardam "remoção" para "depósitos temporários"? O arquivo intermediário é RECOLHIDO para o arquivo permanente ou descartado, de acordo com a tabela de temporalidade da instituição. Nunca ouvi falar de "depósitos temporários" como destino de arquivos intermediários.
Qual o erro da letra D exatamente? A parte que diz "mas que possuem valor"?
Mas a letra B tbm não está errada?
Os arquivos temporários não podem ser removidos tanto para o deposito temporário como para os arq. Permanentes?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo