Ao considerarmos os fragmentos textuais acima e as músicas ...
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Ano: 2018
Banca:
EDUCA
Órgão:
Prefeitura de Patos - PB
Prova:
EDUCA - 2018 - Prefeitura de Patos - PB - Professor de Educação Básica II - História |
Q1801477
História
Texto associado
Leia os fragmentos dos textos e as letras das músicas
abaixo:
“A narrativa histórica organiza essa relação estrutural
das três dimensões temporais com representações de
continuidade, nas quais insere o conteúdo experiencial
da memória, a fim de poder interpretar as experiências
do tempo presente e abrir as perspectivas de futuro em
função das quais se pode agir intencionalmente”.
RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da história: fundamentos da
ciência histórica. Brasília: Universidade de Brasília, 2010, p. 65.
“Se é verdade que a organização da história é relativa a
um lugar e a um tempo, isto ocorre, inicialmente, por
causa de suas técnicas de produção. Falando em geral
cada sociedade se pensa “historicamente” com os
instrumentos que lhes são próprios. [...] De resíduos de
papéis, de legumes, até mesmo das geleiras e das “neves
eternas”, o historiador faz outra coisa: faz deles história”.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ:
Forense Universitária, 1982; p. 78 e 79.
Ao considerarmos os fragmentos textuais acima e as
músicas gravadas por ocasião das campanhas eleitorais
de Getúlio Vargas em 1936, com a possibilidade de
eleições presidenciais, interrompidas pelo golpe do
Estado Novo; e o jingle da campanha presidencial de
Getúlio Vargas em 1950. É correto afirmar sobre o tempo
e o ensino história que:
1. No ensino de História a perspectiva de tempo
construídas nas estrofes “Na hora agá quem vai ficar
é seu Gegê (bis)” e “Ai, Gegê! Que saudades que nós
temos de você. (bis)”, sugerem a contextualização de
situações históricas similares e que podem ser
compreendidas no mesmo processo de campanhas
eleitorais de Getúlio Vargas, uma vez que as
representações de continuidade podem ser
percebidas.
2. A narrativa histórica deve constituir a consciência
histórica como relação entre interpretação do
passado, entendimento do presente e a expectativa de
futuro, portanto, a mediação do tempo na sala de aula,
ao considerarmos os contextos políticos de Getúlio
Vargas, tem que considerar as ações dos grupos
sociais e políticos, bem como os contextos em que se
inserem as representações, cujos temas estão
presentes nas músicas “A menina presidência” e “Ai
Gegê”.
3. As dimensões temporais como representações de
continuidade, nas quais se insere o conteúdo
experiencial da memória e constituídas nas músicas
“A menina presidência” e “Ai Gegê”, podem ser
ensinadas como percepção de todo contexto histórico
da Era Vargas, pois, essas músicas podem ser
percebidas como representações da dimensão
temporal e sua continuidade.
4. Não é necessário compreender as várias
manifestações e estilos musicais dentro da sua época
ou da cena musical a qual está inserida, mas, entender
o processo temático colocado pelas músicas “A
menina presidência” e “Ai Gegê” a partir da seleção
de conteúdo do livro didático, como ponto de
produção da intervenção do contexto histórico do
período e sua relação com o tempo.
5. 5 A construção do conhecimento histórico pode
ocorrer a partir da problematização de um
determinado recorte de conteúdo e de um lugar de
tempo, cuja ferramenta utilizada no caso as músicas
“A menina presidência” e “Ai Gegê”, se constituem
como instrumento de partida para discutir o contexto
e as especificidades sem generalizações ou
reprodução de conhecimentos neutros e acabados.
Estão CORRETAS as alternativas: