Considere as disposições a seguir.I. Cada Secretaria do Esta...
I. Cada Secretaria do Estado de São Paulo deverá ter uma Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo, visando à elaboração de tabela de temporalidade dos documentos mantidos nos respectivos arquivos.
II. Ao Arquivo Público do Estado de São Paulo compete orientar o desenvolvimento, a implementação e o aperfeiçoamento contínuo de sistema informatizado unificado de gestão arquivística de documentos e informações, em conformidade com a política estadual de arquivos.
III. O Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo tem, entre outras competências, as de propor e coordenar programa de institucionalização de arquivos públicos municipais.
Está correto o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Vamos entender por que a alternativa C é a correta e analisar cada uma das proposições.
Proposição I: "Cada Secretaria do Estado de São Paulo deverá ter uma Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo, visando à elaboração de tabela de temporalidade dos documentos mantidos nos respectivos arquivos."
Esta proposição está correta. No contexto da administração pública e de acordo com a legislação arquivística, é comum que cada órgão ou secretaria tenha uma Comissão de Avaliação de Documentos. Esta comissão é responsável pela elaboração da Tabela de Temporalidade, que determina o tempo de guarda e a destinação final dos documentos.
Proposição II: "Ao Arquivo Público do Estado de São Paulo compete orientar o desenvolvimento, a implementação e o aperfeiçoamento contínuo de sistema informatizado unificado de gestão arquivística de documentos e informações, em conformidade com a política estadual de arquivos."
Esta proposição também está correta. O Arquivo Público do Estado de São Paulo tem o papel de orientar e padronizar a gestão de documentos, inclusive no que se refere à implementação de sistemas informatizados para garantir a eficiência e a conformidade com a política estadual de arquivos. Isso assegura que a gestão dos documentos ocorra de maneira organizada e acessível.
Proposição III: "O Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo tem, entre outras competências, as de propor e coordenar programa de institucionalização de arquivos públicos municipais."
Por fim, esta proposição está correta. O Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) possui a competência de não apenas gerenciar os arquivos estaduais, mas também de promover a institucionalização e a padronização de arquivos municipais, atuando de forma coordenada em todo o estado.
Análise das alternativas:
A - I e III, somente: Incorreta. Todas as três proposições estão corretas, não apenas I e III.
B - II e III, somente: Incorreta. Todas as três proposições estão corretas, não apenas II e III.
C - I, II e III: Correta. Esta alternativa inclui todas as proposições, que de fato são corretas.
D - I, somente: Incorreta. Todas as três proposições estão corretas, não apenas a I.
E - I e II, somente: Incorreta. Todas as três proposições estão corretas, não apenas I e II.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
lei 8.159/1991:
art.17 § 5 os arquivos públicos dos territórios são organizados de acordo com sua estrutura político-jurídica.
art. 21 legislação estadual, do distrito federal e municipal definirá os critérios de organização e vinculação dos arquivos estaduais e municipais, bem como a gestão e o acesso aos documentos observado o disposto na Constituição Federal e nesta lei.
Me confundi no item III, porque achei que cada esfera só pudesse regulamentar em seu próprio âmbito, mas realmente há subsídio para essa extrapolação.
I- Decreto nº 29.838, de 18 de abril de 1989, que dispõe sobre a constituição de Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo nas Secretarias de Estado;
Decreto nº 48.897, de 27 de agosto de 2004, que dispõe sobre os Arquivos Públicos, os documentos de arquivo e sua gestão, os Planos de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo e define normas para avaliação, guarda e eliminação de documentos de arquivo, alterado pelo Decreto nº 51.286, de 21 de novembro de 2006;
II - Art 2º I c) II - orientar o desenvolvimento, a implementação e o aperfeiçoamento contínuo de sistema informatizado unificado de gestão arquivística de documentos e informações, em conformidade com a política estadual de arquivos.
III - Artigo 11 VIII - propor e coordenar programa de:
a) institucionalização de arquivos públicos municipais;
b) implementação das políticas municipais
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo