Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2249685 Filosofia
      O imperativo categórico é pois um só, e, em verdade, este: age somente de acordo com aquela máxima, pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal.

Immanuel Kant. Fundamentação da metafísica dos costumes.


       Ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência. Pois poderia perfeitamente ocorrer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos mediante impressões sensíveis e daquilo que a nossa faculdade de conhecer (apenas ensejada por impressões sensíveis) produz a partir de si mesma, cujo acréscimo não distinguimos daquela matéria-prima antes que um longo exercício tenha chamado nossa atenção sobre isso e nos tornado aptos à sua abstração.

Immanuel Kant. Crítica da razão pura
Julgue o item seguinte, tendo como base os dois textos acima apresentados e a filosofia de Immanuel Kant.
É correto afirmar que o segundo texto de Kant expressa, em alguma medida, algum elemento externo, não subjetivo, na constituição do conhecimento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo

Para entender por que essa é a resposta correta, precisamos explorar brevemente alguns conceitos de Immanuel Kant, que são fundamentais para a questão apresentada.

No primeiro texto citado, extraído da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Kant apresenta o conceito de imperativo categórico. Este é um princípio central na ética kantiana, que estabelece que devemos agir de acordo com máximas que possam se tornar leis universais. Ou seja, o imperativo categórico busca uma moralidade baseada na razão pura, sem influências externas de desejos ou interesses pessoais.

Já no segundo texto, retirado da Crítica da Razão Pura, Kant discute a constituição do conhecimento humano. Ele afirma que, embora todo conhecimento comece com a experiência, ele não se origina inteiramente dela. Isso significa que há um elemento a priori em nosso conhecimento, algo que nossa mente contribui de forma independente das impressões sensoriais. No entanto, há também um componente que vem das experiências sensíveis, o que significa que a constituição do conhecimento envolve tanto elementos internos quanto externos.

A afirmativa da questão sugere que o segundo texto expressa a presença de um elemento externo, não subjetivo, na formação do conhecimento. De fato, Kant reconhece que há impressões sensíveis, vindas do mundo exterior, que são fundamentais para que percebamos o mundo. Assim, o conhecimento é um composto do que recebemos sensorialmente (elemento externo) e do que nossa mente processa (elemento interno).

Portanto, afirmar que o segundo texto expressa algum elemento externo na constituição do conhecimento está correto, pois Kant claramente indica que as impressões sensíveis são um componente essencial do nosso conhecimento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo