Segundo a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: CAU - MS Prova: IADES - 2021 - CAU - MS - Advogado |
Q1846018 Direito Administrativo
Segundo a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, em relação ao desfazimento dos atos administrativos, assinale a alternativa correta
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presente questão trata de tema afeto ao processo administrativo, conforme disciplinado na Lei 9.784/1999. 

Passemos a analisar cada uma das alternativas: 

A - ERRADA - a revogação dos atos administrativos baseia-se em razões de conveniência e oportunidade. A ilegalidade, por sua vez, enseja a anulação dos atos administrativos. 

Neste sentido: 

Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

B - ERRADA - de fato, a anulação de ato administrativo é insere-se no poder-dever da Administração Pública, de modo que, verificada determinada ilegalidade, cabe a anulação do ato.

A revogação, contrariamente, é ato discricionário da Administração, baseado no mérito administrativo - critérios de conveniência e oportunidade.

C - ERRADA - os direitos adquiridos são sempre preservados, conforme dicção do art. 53. 

Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

D - ERRADA - trata-se de prazo decadencial e não prescricional. 

Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

E - CERTA - a hipótese que autoriza a Administração Pública a ultrapassar o prazo limite fixado para anulação de seu atos é em caso de má-fé (parte final do art. 54). Assim, a assertiva mostra-se correta. 

Gabarito do professor: letra E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. LETRA E.

CUIDADO COM O PEGA DA LETRA D, O PRAZO ESTÁ CORRETO, PORÉM O INSTITUTO ESTÁ ERRADO. O CORRETO É A DECADÊNCIA E NÃO A PRESCRIÇÃO.

Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários DECAI em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

Cai na pegadinha, prescrição ao invés de decadência.

fui seca na letra D. afffff

Me lasquei na falta de atenção!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo