A Teoria das Três Idades caracteriza os arquivos, conforme a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O arquivo intermediário é um espaço, não necessariamente na sede da instituição, composto por documentos que já cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário), mas que podem ser solicitados pelo arquivo corrente, caso seja necessário. Nesse espaço, os documentos aguardam a sua destinação final - que pode ser a eliminação ou guarda permanente, além de estarem disponíveis para uso do arquivo corrente sem que sejam da responsabilidade do arquivo corrente. Repare que aqui ainda temos o valor primário dos documentos agindo, mas esse valor primário está em decadência, ou seja, o uso é diminuído
No arquivo permanente só chegam documentos que cumpriram as funções pelas quais foram criados, ou seja, possuíam valor primário e que, necessariamente, ganharam um novo valor para a instituição, que é o valor secundário, composto por valores históricos/culturais/probatórios e informativos. O uso é esporádico.
a) Certa. As três fases do ciclo vital são: arquivos correntes, intermediários e permanentes.
b) Errada. O valor primário é o valor administrativo, fiscal e legal encontrados em documentos correntes e intermediários. O valor secundário é o valor histórico, cultural, probatório ou informativo encontrado nos documentos permanentes. Não existe um valor terciário.
c) Errada. Esses termos não são termos técnicos arquivísticos.
d) Errada. Esses termos não são termos técnicos arquivísticos.
Gabarito do Professor: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: A
a. Quanto aos Estágios de Evolução
Correntes (1 idade) – Constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram, ou em dependências próximas de fácil acesso. Prazo guarda definido
Intermediários (2 idade) – São aqueles que não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente; Não fica próximo dos usuários - locais afastados da instituição, em áreas de baixo custo, buscando um espaço mais barato para o grande volume de documentos acumulado nesta idade. Prazo guarda definido
Permanentes (3 idade) – documentos que já prescreveram e perderam todo seu valor de natureza primária, administrativa. São guardados em virtude do valor secundário, histórico. São os arquivos propriamente ditos.
Lembrando que so são divididos em peimarios e secundarios, não ha classificação em terciarios
Gabarito: Letra A.
TEORIA DAS TRÊS IDADES: “Teoria segundo a qual os arquivos são considerados correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário.”
Questões comentadas no canal:
Alexandre Oliveira - Prof. RLM e Arquivologia
https://www.youtube.com/@xandioliveira
A "Teoria das Três Idades" é um conceito central na arquivologia que divide a vida de um documento em três fases ou idades baseadas na frequência de uso e valor do documento. Essas fases são:
1. Arquivos Correntes: Também conhecidos como arquivos ativos, são documentos frequentemente utilizados e mantidos perto do usuário para fins operacionais.
2. Arquivos Intermediários: São documentos que já não são necessários para a condução do negócio atual, mas que ainda podem ser necessários para fins legais ou históricos. Normalmente são armazenados fora do local de trabalho, mas ainda estão acessíveis.
3. Arquivos Permanentes: São documentos que foram avaliados como tendo valor histórico ou de pesquisa duradouro e que foram selecionados para preservação a longo prazo. Também conhecidos como arquivos inativos.
Portanto, a resposta correta é a opção (A) correntes, intermediários e permanentes.
GABARITO: LETRA A
CAPÍTULO II
DOS ARQUIVOS PÚBLICOS
Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
§ 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
FONTE: LEI Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo