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Q2249702 Filosofia
     Há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral. Em grande parte, a excelência intelectual deve tanto o seu nascimento quanto o seu desenvolvimento à instrução. Quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito, razão pela qual seu nome é derivado, com uma ligeira variação, da palavra hábito.

Aristóteles. Ética a Nicômaco (com adaptações).

       É suprema e superior às subsidiárias a ciência que sabe com que fim cada ação deve se realizar, fim que é o Bem em cada caso particular e, em geral, o Bem supremo de toda a natureza.

Aristóteles. Metafísica
Considerando os textos acima e a filosofia do período clássico, julgue o item a seguir.
Se o Bem é identificado ao fim, então a causa final, segundo Aristóteles, pode ser o Bem de uma coisa, pois fim e causa final são sinônimos.

Alternativas

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A alternativa correta é: C - certo.

Para compreender por que essa alternativa está correta, precisamos explorar algumas ideias fundamentais da filosofia de Aristóteles. Aristóteles distingue entre dois tipos principais de excelência: a excelência intelectual e a excelência moral. A primeira é desenvolvida através da instrução e aprendizado, enquanto a segunda é fruto do hábito, como mencionado em sua obra Ética a Nicômaco.

No contexto da questão, Aristóteles também fala sobre a ciência suprema que conhece o fim de cada ação - que é identificado com o Bem. Essa concepção pode ser encontrada na obra Metafísica, onde Aristóteles discute a importância do fim (ou telos) de uma coisa, que representa sua causa final.

A questão aborda o conceito de causa final, um dos quatro tipos de causas que Aristóteles identificou. A causa final refere-se ao propósito ou objetivo de uma coisa - o "porquê" de algo existir ou ser feito. Segundo Aristóteles, o Bem é frequentemente visto como este objetivo último, o que faz com que o fim e a causa final sejam sinônimos neste contexto.

Assim, a afirmação de que, se o Bem é identificado ao fim, então a causa final pode ser o Bem de uma coisa, está correta. Isso se alinha com a filosofia aristotélica, onde o Bem é o que confere sentido e propósito às ações e às coisas no mundo.

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