Acerca das teorias cardinal e ordinal da utilidade, das curv...
Considere um consumidor com função utilidade dada por U(X1, X2) = 2X1 + X2. Nesse caso, a escolha ótima do consumidor pelo bem X1 se dará no ponto em que a taxa marginal de substituição for tangente a sua reta orçamentária.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A função de utilidade apresentada, U(X1;X2)= aX1+ bX2 (a=2; b=1), é de bens substitutos perfeitos (a taxa marginal de substituição é constante), neste caso existem três escolhas ótimas possíveis:
1) Se p2>p1, a inclinação da reta orçamentária será mais plana do que a curva de indiferença. Nesse caso, a cesta ótima será aquela em que o consumidor gastar todo o seu dinheiro no bem 1.
2) Se p1>p2, o consumidor comprará apenas o bem 2
3) Se p1=p2, haverá todo um segmento de escolhas ótimas, neste caso todas as quantidades dos bens 1 e 2 que satisfizerem a restrição orçamentária serão uma escolha ótima.
Gabarito:
Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O equilíbrio do consumidor ocorre no ponto em que a restrição orçamentária é igual à tangente em um ponto da curva de indiferença. A curva de indiferença dada pelo problema é uma reta cuja função é representada por: U(x, y) = x + y (possui Tms constante em toda a curva). Portanto, a curva de indiferença coincidirá com a reta de restrição orçamentária R=X1Px1+X2Px2 pois possuem a mesma inclinação. Logo, a escolha ótima do consumidor pelo bem X1 se dará em qualquer ponto (infinitos pontos) da curva de utilidade.
Questão ERRADA
ERRADO
O ótimo do consumidor ocorre quando a CURVA DE INDIFERENÇA tangencia a reta orçamentária.
Um outro ponto é: o ótimo do consumidor ocorre no ponto onde a INCLINAÇÃO da curva de indiferença (TMgS) se iguala à INCLINAÇÃO da reta orçamentária. A assertiva mistura as duas possibilidades.
Profs. Heber Carvalho e Jetro Coutinho
Obs.: A taxa marginal de substituição (TMgS) determina a inclinação da curva de indiferença, sendo decrescente ao longo da curva de indiferença.
Os bens são substitutos perfeitos. Nesse caso a escolha ótima daria no "canto". Além disso, para ocorrer a escolha ótima nas curvas bem comportadas a curva de indiferença deve tangenciar a reta orçamentária mais alta possível, e não a taxa marginal de substituição como menciona a questão.
é só lembrar o seguinte:
a TMS pode tangenciar a reta orçamentária em vários pontos, dependendo da sua inclinação. A palavra-chave é "A ESCOLHA ÓTIMA"!
bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo